EXTENSÃO – Estudantes do curso de Enfermagem da UNISANTOS realizam ações educativas de combate à Tuberculose em Unidades Básicas de Saúde de Santos

Liga Acadêmica de Controle da Tuberculose da UNISANTOS realizou trabalho em parceria com Secretaria de Saúde

Em mais uma ação de atendimento à comunidade, 33 estudantes do curso de Enfermagem da UNISANTOS realizaram, nos dias 20, 27 e 28 de novembro, um trabalho de conscientização e busca ativa de Tuberculose em Santos. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, voluntários e integrantes da Liga Acadêmica de Controle da Tuberculose da UNISANTOS, atuaram em 10 Unidades Básicas de Saúde, na Praça Palmares e no Mercado Municipal. No total, coletaram 330 amostras de escarro que foram encaminhadas à Seção Centro de Diagnóstico (Secedi).

Estudantes realizam coleta próximo ao Mercado Municipal

Orientados pela professora doutora Luzana Mackevicius Bernardes, a ação, que também contou com a participação de três estudantes do curso de Farmácia, consistiu na entrega de material informativo e de coleta disponibilizados pela Prefeitura de Santos.  As Unidades Básicas de Saúde atendidas, foram: Jardim Castelo, Nova Cintra, Conselheiro, Embaré, São Manoel, Bom Retiro, Marapé, Vila Mathias, Martins Fontes e Aparecida.

UBS São Manoel foi um dos pontos de atuação

Coordenador da Liga da Tuberculose, o estudante do 2º semestre do curso de Enfermagem, Daniel Lucas Bettega Ferreira, ressaltou a importância do trabalho, uma vez que a região possui índices de casos superiores à média nacional, portanto uma busca ativa frequente possibilita detectar a presença do bacilo da Tuberculose e assim o isolamento da doença. Disse ainda que a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde é essencial para um a ação eficaz. “A Liga da Tuberculose foi um grato presente, e agradeço a oportunidade que a UNISANTOS tem nos dado, pois através dela conseguimos nos aproximar mais da profissão que queremos exercer e devolver para nossa população aquilo que já estamos aprendendo”.

CLÍNICA INTEGRADA – Os estudantes de Enfermagem têm realizado um trabalho permanente de conscientização e busca ativa para detecção da Tuberculose. Além de atuarem nas unidades básicas de saúde, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, promovem ações na Clínica integrada de Saúde da UNISANTOS.