EXTENSÃO – Estudantes do curso de Arquitetura elaboram projetos para a Prefeitura de Monte Alegre do Sul

Grupo de estudantes contou com supervisão dos docentes

Com aproximadamente 8 mil habitantes, o município de Monte Alegre do Sul, no interior de São Paulo, tornou-se mais uma vez campo de estudo dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Dessa vez, a turma do 2º semestre pode desenvolver, de 18 a 20 de outubro, estudos integrados por meio das disciplinas de Urbanismo, Topografia e Plástica.

O grupo, acompanhado pelos professores mestres Débora Blanco Bastos Dias, Rafael Paulo Ambrósio e Jhonnes Alberto Vaz, foi recebido pelo prefeito municipal Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, além de diretores de Planejamento, Educação, Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Cultura. Foi apresentado um quadro socioeconômico geral do município, e questões administrativas e financeiras.

Estudantes se integraram à dinâmica da cidade

Com a missão de estudar e elaborar relatórios sobre diferentes áreas, como infraestrutura e equipamentos urbanos, os estudantes realizaram reuniões em grupos com representantes de diferentes diretorias e setores municipais. Também conheceram o projeto “Memória” e um museu com fragmentos de objetos utilizados nas construções do século XIX e XX, como paredes em taipa de pilão e de mão, além de um acervo com fotografias e documentos que marcaram a história da cidade.

Prefeito e secretários municipais falaram sobre planejamento e ações governamentais

Segundo a professora Débora Blanco, os estudantes também conheceram uma área denominada Cascalheira, onde puderam aprimorar os conhecimentos relativos a recomposição da vegetação em taludes e encostas, para fins de estudos de topografia. Também foram a campo para a realização do levantamento de uso do solo, drenagem, pavimentação, iluminação pública e mobiliário urbano. “Através de entrevistas com os moradores, estabeleceram relações entre os dados obtidos junto ao poder público e os depoimentos dos moradores”, diz a docente.

Reuniões de estudos em diferentes áreas mobilizaram alunos

Como resultado do estudo de campo, eles irão elaborar um programa de diretrizes urbanas e propostas de projetos que serão enviados para os gestores da prefeitura, com o objetivo de colaborar com o planejamento e, consequentemente, com a qualidade de vida da população.

ESTUDANTES – Participaram das atividades, os seguintes estudantes: Beatriz Teixeira Nunes; Liege Pavani; Maria Victória Thomaz de Aquino; Melyssa dos Santos Meireles; Rebecca Brandão; Giovanna Perez Garcia;  Isabela Caparroz Cicconi Santana; Juliana Édla Silva de Carvalho;  Nicole Lira Pereira;  Gabriele Ferreira; Layla Moon; Lorena Fioretti; Brandon Santana; Francisco Nailson; Lucas Moreira Brito; Matheus Costa; Amanda Gomes; Beatriz Miranda; Fabrício Santos; Giovanna Segóvia; Júlia Medeiros; Lisamar Hipólito; Raquel Alves; Thaís Cordeira; Vinícius Correia; Clara Magalhães; Júlia Queiroga; e Andressa Taccone.