EXTENSÃO – Estudantes de Arquitetura e Urbanismo irão desenvolver projeto urbano e paisagístico na Lagoa Irmã Maria Dolores, no Quarentenário, em São Vicente

Estudantes conheceram o espaço e…
… dialogaram com a secretária Juliana

Estimular a aproximação entre a população local e o espaço público situado no entorno da Lagoa Irmã Maria Dolores, no Quarentenário em São Vicente. Este será o desafio dos estudantes, do 1º ao 7º semestre de Arquitetura e Urbanismo, que assumiram o compromisso de desenvolver um projeto urbano e paisagístico. A atividade faz parte do Trabalho de Graduação Integrado (TGI), que está em sua 9ª edição e envolve ensino, pesquisa e extensão.

 

Para iniciar o projeto, que será desenvolvido em 30 dias, os estudantes receberam, no último dia 15, a visita da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Vicente, Juliana Santana; a responsável da Ong “Nós por Nós”, Vanessa Moraes; o vereador de São Vicente, prof. Thiago Alexandre (União Brasil); a coordenadora de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a arquiteta Rita Yoshitaka; e técnicos da Prefeitura de São Vicente.

 

…foram apresentadas pelo vereador Thiago
As necessidades do local também…

Eles apresentaram as características do bairro, do espaço que será objeto de estudo, além do objetivo da intervenção que é trazer ao local mais dinamismo e atrações para os munícipes, com foco no lazer e na perspectiva de que a Lagoa se torne um ponto turístico. A área é de 10.244,60m2, sendo que a lagoa possui 5.763,52m2.

 

Estudantes farão visita no local

REPRESENTANTES – Segundo a secretária Juliana Santana, a parceria com a UNISANTOS é muito importante. “Já temos outros projetos em andamento com a Universidade e isso é muito legal. Estamos muito empolgados com esse novo que envolve os estudantes de diferentes anos. Nós acreditamos que São Vicente vai se desenvolver muito através do turismo. Temos uma série de intervenções urbanas para fazer, para melhorar os nossos espaços e torná-los convidativos para os turistas”, destacou.

 

Para o vereador prof. Thiago Alexandre, que sempre esteve envolvido em política social, apesar de região carente, a área continental precisa se desenvolver. “A cidade precisa de projetos e parcerias como esta. Precisamos de vocês junto conosco nestes desafios”, disse aos estudantes.

 

Luana Rosa Pereira

Responsável por diversos projetos sociais desenvolvidos no local e que atendem 700 famílias, Vanessa Moraes, da Ong Nós por Nós, responsável pelo projeto social que é desenvolvido no local, que atende 700 famílias,  tem a certeza de que o projeto desenvolvido pelos estudantes da UNISANTOS trará muitos benefícios para a comunidade, por meio do lazer e ações culturais.

 

ESTUDANTES – Mesmo tendo participado de três edições do TGI, a estudante do 7º semestre, Luana Rosa Pereira da Conceição, não perde o brilho nos olhos para encarar um novo desafio. “Agora a expectativa é maior, porque existe a possibilidade dele se tornar realidade como projetos. Um dos desafios é entender a identidade local, pensando em equipamentos que possam facilitar a mobilidade”

 

Letícia Vasconcelos

Também do 7º semestre Letícia Vasconcelos Vidal Varandas ressaltou o diferencial de trabalhar com os novos alunos e a experiência adquirida a cada novo projeto. “Temos que pensar em algo exequível, o que ajuda a gente a pensar bastante”.

 

Giovanna Menezes

Do 1º semestre, Giovanna Menezes Alves dos Santos disse que teve uma surpresa muito agradável porque já ingressou no curso com o desafio de participar de um projeto com os demais estudantes dos anos seguintes. Ela está animada e contou que justamente escolheu a UNISANTOS por considerar a melhor da região.

 

Participaram do encontro o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, o professor mestre Ricardo Augusto de Mello Granata, o diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, professor doutor Cléber Ferrão Corrêa, além de docentes envolvidos no TGI.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!