EXTENSÃO – Estudantes da 15ª turma do curso de qualificação em serviços de alimentos e bebidas do restaurante-escola recebem certificados

Estudantes e docentes que atuam no projeto voltado para os jovens

Após sete meses de aprendizado nas áreas da cozinha quente, cozinha fria, panificação, salão e bar do restaurante-escola Estação Bistrô, mais 21 jovens estão formados pelo “curso de qualificação em serviços e alimentos e bebidas”. No último dia 14, eles, que integram a 15ª turma, receberam o certificado de conclusão no auditório do Museu Pelé, em Santos.

Participaram da cerimônia de entrega, o coordenador do projeto pela UNISANTOS, o professor chef Anderson Santana, representando o reitor Marcos Medina Leite; a secretária de empreendedorismo, economia criativa e turismo de Santos, Selley Storino; e Renata Azevedo, representando o secretário de Desenvolvimento Social de Santos; além da coordenadora do curso de Gastronomia da UNISANTOS, a professora doutora Michele Leiko Uemura.

Adrielly dos Santos Oliveira
Silvia Santana Cabral

EMPREGABILIDADE – Recém contratada como auxiliar de cozinha do próprio restaurante-escola, Adrielly dos Santos Oliveira, de 20 anos, disse que o trabalho realizado pelo Estação Bistrô é muito importante porque possibilita perspectivas profissionais aos participantes. Com o objetivo de prosseguir nos estudos e cursar Gastronomia, ela ressaltou a importância do aprendizado. “Eu não tinha nenhuma pretensão em trabalhar com cozinha e depois desse curso muitas portas abriram para a minha vida”.

Selecionada para o curso de barista, no Museu do Café, por conta do seu empenho ao longo do curso do restaurante-escola, Silvia Santana Cabral, de 29 anos, declarou que em razão dessa oportunidade ela adquiriu conhecimento profissional, o que abriu caminhos para atuar na área. “Eu sou muito grata aos professores e tutores do curso, porque sem eles não teríamos conseguido”, completou a aluna que também acabou de garantir uma vaga em um restaurante da Cidade.

Para Alan Andrade dos Santos, de 19 anos, que também recebeu o seu certificado, o curso é uma oportunidade única. Segundo ele, essa formação é um recomeço na vida de cada participante. Por conta dessa experiência é que ele chegou ao seu trabalho atual. “Se hoje eu estou no meu trabalho foi graças ao curso. Serei eternamente grato por esta oportunidade e a todos os professores que contribuíram nesse meu caminho”.

RECONHECIMENTO – “Eu me sinto super realizada de ver minha filha com uma profissão e logo mais na Universidade. Isso é um motivo de orgulho não só para mim como para toda família”, disse Margarei Maria dos Santos Silva, mãe de Adrielly Oliveira.  Ela também fez questão de elogiar o projeto e o desenvolvimento do curso. “Eu acho maravilhoso isso aqui porque as pessoas têm a oportunidade de crescer”.

Alan dos Santos
Margarei dos Santos Silva

O professor chef Anderson Santana destacou que depois de uma retomada em meio a pandemia, o momento era de vitória para todos. “Esse é um momento muito especial e sei que todos vocês terão uma jornada brilhante. Poder acompanhar isso de perto é gratificante. Essa cerimonia é o encerramento de um ciclo e o inicio de outro repleto de esperança e oportunidades”, destacou.

Ao ressaltar a sua admiração pelo projeto, a secretária Selley Storino destacou que acredita muito em ações que trazem oportunidades de cidadania para os jovens. Ela ainda agradeceu a UNISANTOS pela parceria desde 2012. Para os formandos, ela destacou: “Que esse seja o início de uma vida de sucesso e conquistas. Que vocês nunca deixem de fazer o que desejam, independente da área escolhida”.

Restaurante fica na antiga estação do Valongo

RESTAURANTE-ESCOLA  A parceria do projeto restaurante-escola “Estação Bistrô” teve início em 2012, por meio do Ministério do Turismo, Prefeitura de Santos e a UNISANTOS. Em 2017, a renovação do convênio entre a Universidade e a Prefeitura foi a primeira formalizada no País com recursos orçamentários do poder público estatal, conforme define a Lei que qualifica a UNISANTOS como instituição comunitária de educação superior.

Por meio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, a UNISANTOS faz a capacitação dos jovens em condições de vulnerabilidade social, abre campo de estágio para os universitários e atua diretamente com docentes e técnicos no local, além de realizar a gerência administrativa do espaço.

O restaurante-escola fica na Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 1), no Centro Histórico de Santos, e funciona, de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas.