EXTENSÃO – Estudantes da 13ª Turma do ‘Curso de Qualificação em Serviços de Alimentos e Bebidas’, do restaurante-escola Estação Bistrô, recebem certificados

Estudantes da 13ª Turma exibem seus certificados

Mais 13 estudantes concluíram o “Curso de Qualificação em Serviços de Alimentos e Bebidas” do restaurante-escola Estação Bistrô, projeto desenvolvido por meio de parceria entre a UNISANTOS e a Prefeitura Municipal de Santos. A solenidade de entrega dos certificados para a 13ª Turma, que obedeceu a todos os protocolos de segurança e orientações das autoridades de Saúde em relação à pandemia, aconteceu ontem (22), no auditório do Museu Pelé, no Centro de Santos. O reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite; a secretária de empreendedorismo, economia criativa e turismo, Selley Storino; e a coordenadora de equipamentos de desenvolvimento social da Prefeitura de Santos, Débora Scheeffer Marques, foram os responsáveis pela entrega dos diplomas.

Bruno Souza

FORMANDOS – Com o certificado em mãos, Bruno da Silva Souza revelou que o curso foi um divisor de águas na sua história. “O curso transformou minha vida. Não conseguia arrumar emprego e nem sabia o que era gastronomia. Hoje eu abracei a gastronomia, gosto do que faço e consegui um emprego com carteira registrada por indicação do chef (José Monteiro Leite Júnior) do restaurante”, explicou. Agora, tendo conseguido o ingresso no mercado de trabalho, ele projeta investir em sua formação. “Quero fazer outros cursos e me aprofundar nesse assunto”, concluiu.

Maria Hotência Neves

Para Maria Hortência dos Santos Neves, que também recebeu seu certificado, esse foi o primeiro passo para a realização do seu sonho. Ela contou que sempre gostou de cozinhar e por isso buscou essa oportunidade. “Com 6 anos eu já fazia bolos com minha mãe. Gastronomia sempre foi meu sonho, pois eu gosto de cozinhar e as pessoas sempre gostam da minha comida, o que é bom de ver. Penso em fazer Gastronomia e seguir nessa área”, disse. Outro plano de Maria Hortência é passar o conhecimento adquirido a diante. “Recomendo que todos que tenham possibilidade, participem do curso. Aprendi muito com os chefs e quem sabe posso compartilhar um pouco disso o futuro”, completou.

TRANSFORMAÇÃO – Reitor da UNISANTOS, o professor Marcos Medina destacou a importância do projeto que está prestes a completar 10 anos e parabenizou os alunos. Para ele, além de dar oportunidade e proporcionar qualificação, o projeto visa ‘transformar’ a vida de jovens e de suas famílias, e a expectativa é que essa transformação se estenda à sociedade. O reitor convidou os jovens a falarem sobre suas experiências no projeto e depois concluiu. “Vocês são chamados para serem protagonistas no mundo, não apenas assistir aos outros. Era isso que o projeto queria passar, que vocês podem cozinhar, produzir, pensar, planejar, gerenciar e outras tantas coisas”.

Cerimônia foi realizada no auditório do Museu Pelé

A secretária Selley Storino agradeceu à UNISANTOS pela parceria, disse que acredita muito no formato do restaurante-escola, e destacou o ’carinho’ com o qual os profissionais envolvidos tratam o projeto. Lembrando a fala do ex-jogador de vôlei José Montanaro Júnior, que foi atleta olímpico, a secretária destacou que o sucesso não ocorre por sorte, e sim por consequência da dedicação, preparação e oportunidade. “Vocês tomaram uma importante iniciativa, que foi se inscrever neste projeto e participar, e isso é um diferencial. Essa vontade de mudar. Quero parabenizar vocês e tenho certeza que ‘a sorte’ vai chegar”, concluiu.

Também estiveram presentes na cerimônia a coordenadora do curso de Gastronomia da UNISANTOS e responsável pelas atividades formativas e sociais no “Estação Bistrô”, a professora doutora Michele Leiko Uemura; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde da UNISANTOS, professora mestre Flávia Henriques, além de docentes e funcionários do restaurante-escola.

Vídeo relembrou momentos vividos durante o curso

RESTAURANTE-ESCOLA – A parceria do projeto restaurante-escola “Estação Bistrô” teve início em 2012, por meio do Ministério do Turismo, Prefeitura de Santos e a UNISANTOS. Em 2017, a renovação do convênio entre a Universidade e a Prefeitura foi a primeira formalizada no País com recursos orçamentários do poder público estatal, conforme define a Lei que qualifica a UNISANTOS como instituição comunitária de educação superior.

Por meio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, a UNISANTOS faz a capacitação dos jovens em condições de vulnerabilidade social, abre campo de estágio para os universitários e atua diretamente com docentes e técnicos no local, além de realizar a gerência administrativa do espaço. O “Estação Bistrô” funciona de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas, no Largo Marquês de Monte Alegre, s/n, no Valongo, em Santos.