EXTENSÃO – Com atividades sobre o meio ambiente, estudantes de Pedagogia realizam a Semana das Crianças

Atividades também foram realizadas na brinquedoteca

Aprender a cuidar do meio ambiente de uma forma lúdica e divertida. Este foi o objetivo das oficinas realizadas na Semana das Crianças, evento promovido pelo curso de Pedagogia, do dia 25 até hoje (28), no Campus Dom Idílio José Soares. As atividades possibilitaram aos estudantes da UNISANTOS colocarem em prática todo o aprendizado, em sala de aula e na brinquedoteca da instituição.

Organizadas pelos estudantes do 2º semestre de Pedagogia, sob a coordenação da professora mestre Marly Saba Moreira, as atividades foram dirigidas aos estudantes da UME Maria Luiza Alonso e Meimei Escola de Educação Especial, e às crianças atendidas pela Casa Vó Benedita e filhos de alunos e de funcionários docentes e administrativos da UNISANTOS.

Dicas para cuidar do meio ambiente

OFICINAS – No dia 26, no período da manhã, a UNISANTOS recebeu 40 crianças da UME Maria Luiza Alonso Silva. As oficinas apresentaram questões relacionadas à água, à terra e ao ar, com ênfase no efeito estufa. Uma delas tinha o objetivo de incentivar a separação do lixo limpo.

Para a diretora da UME, Marcia Cristina de Oliveira, é muito importante esse momento de troca com os estudantes de Pedagogia, principalmente para que experimentem esse contato com os alunos dessa faixa etária. Com um carinho muito especial pela UNISANTOS, a docente, que é egressa do curso de Psicologia, disse que reconhece a seriedade da instituição e que as escolas devem valorizar essa iniciativa. “Quando a criança sai para uma atividade existe um objetivo a ser atingido e eu penso que a UNISANTOS, quando está abrindo os braços, promove essa relação de comunidade e universidade”.

Silmara de Oliveira da Silva

DIFERENTES REALIDADES – Estudante de Pedagogia, Samira Garcia Silva de Souza considera que a experiência foi incrível. “Conviver com essas diferentes escolas é muito enriquecedor porque elas trazem crianças completamente diferentes”, ressaltou.  Sobre esse contato com as crianças, a estudante Silmara de Oliveira da Silva destacou como “sensacional”. “Ter essa oportunidade de conseguir trazer as crianças e fazer com que eles tenham novos olhares é ótimo”.

Para a coordenadora do Curso de Pedagogia, a professora mestre Priscylla Krone Martins Coratti Sarsano de Godói, as atividades são muito ricas, pois os estudantes de Pedagogia estão aprendendo a prática desde o início do curso. Ela conta que inicialmente os estudantes do 2º semestre têm matérias teóricas e que a partir daí criam projetos e têm a possibilidade de ter um encontro com as crianças, não somente no estágio curricular, quando irão observar especificamente a sala de aula. Ela acrescenta que nesse momento eles já estão trabalhando com as crianças de uma forma lúdica, então a contribuição é o contato direto com esse público.