FÉ – Aula inaugural do curso de Formação em Teologia para Leigos discute o papel dos fiéis na Igreja Sinodal

Aula foi realizada no Campus Dom Idílio José Soares

“Leigos na Igreja Sinodal:  todos somos membros da Família de Deus”. Este foi o tema da aula inaugural, no dia 1, do curso Formação em Teologia para Leigos, do Instituto de Teologia São José  de Anchieta da UNISANTOS, ministrada pela professora doutora Guadalupe Corrêa Mota. Ela destacou o papel dos leigos e das leigas “na corresponsabilidade da construção do processo sinodal, a partir das comunidades locais”.

 

Para a docente, é preciso haver o encontro entre as pessoas para escutar os apelos. “Devemos dialogar e, sobretudo, ter a paixão para encontrar caminhos novos de atender pastoralmente aqueles que mais precisam da atenção das comunidades cristãs. Como Igreja, em todo o mundo, estamos sendo chamados a repensar profundamente o que temos sido como comunidade de fiéis, mas, ao mesmo tempo, renovar a esperança e o compromisso com a missão de anunciar uma vida nova, diferente, marcada pela fraternidade e pelo cuidado com os mais vulneráveis e cuidar da Casa Comum, que é o jardim que Deus nos deu para o bem viver de todos os seres vivos”, destacou.

 

IGREJA SINODAL – O processo sinodal é uma resposta à convocação, em 2020, do Papa Francisco para a realização da XVI Assembleia Geral Ordinária dos Bispos. Esta Assembleia Geral tem como tema central “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Diferente de outras assembleias gerais, a XVI foi estruturada em eventos diocesanos/nacionais (realizados em 2022), continental (em realização neste início de 2023) e mundial, a ser realizada em duas sessões, em outubro de 2023 e em 2024.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!