Exposição “Por Onde Tudo Começou” resgata importância das fortificações

Fortaleza-da-Barra
Fortaleza da Barra foi recuperada graças à intervenção da UNISANTOS

Com apoio cultural da UNISANTOS, a Casa Martim Afonso, em São Vicente, apresenta, até o dia 18 de março, a exposição iconográfica “Por Onde Tudo Começou”, um projeto educacional de apoio à indicação de 19 fortificações coloniais do Brasil para o Patrimônio Mundial pela Unesco. Entre elas, está a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, o mais importante conjunto arquitetônico-militar do século XVI, recuperada graças ao trabalho promovido pela UNISANTOS.

Promovida pela Prefeitura de São Vicente, em parceria com a Fundação Cultural Exército Brasileiro, a exposição é composta por vinte painéis iconográficos, uma maquete da Fortaleza de Santo Amaro (em legos), réplicas de caravelas dos séculos XVI e XVII e projeção de vídeos motivacionais.

A UNISANTOS apoia as ações educativas que levam em conta o patrimônio cultural e os estudos sobre as fortificações coloniais. Ela mantém em seu portal um espaço exclusivo, de domínio público para consulta, pelo  www.unisantos.br/fortifications.

A exposição na Casa Martim Afonso (Praça 22 de janeiro, 469) pode ser visitada todos os dias, das 9 às 17 horas.

FORTALEZA DE SANTO AMARO – Construída em 1584 para defender a cidade de Santos e região, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi restaurada graças ao trabalho da UNISANTOS. Em busca da união de forças para sua recuperação, a Universidade promoveu, em 1991, a assinatura de um protocolo de intenções com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Prefeitura Municipal do Guarujá.

Iniciada em 1986, a ação comunitária da UNISANTOS, na Praia de Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, foi responsável pela recuperação do mais importante conjunto arquitetônico-militar do século XVI.  Sensibilizar a comunidade local e a própria região foi um dos maiores desafios, vencido com planejamento, estratégia e ações de comunicação e marketing.