Mostra de Paulo von Poser segue até 18 de fevereiro, na Pinacoteca Benedicto Calixto

von-poser
Mostra foi elaborada a partir da sensibilidade
e do amor do artista pelo Porto

Inspirado nas obras de Benedicto Calixto e com um olhar próprio da paisagem do Porto de Santos, o artista plástico, arquiteto, desenhista, ceramista e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, Paulo Fernando Von Poser permanece com a sua exposição “Porto, Tempo, Paisagem”, até o dia 18 de fevereiro, na Pinacoteca Benedicto Calixto. Elaborada a partir da sensibilidade e do amor do artista pelo Porto, a mostra, que resultou em 12 trabalhos entre desenhos e pinturas, foi inaugurada no dia 13 de dezembro.

Conhecido no mundo da arte, o autor realizou suas pinturas a partir de observações feitas nos acervos da Pinacoteca e das coleções do Itaú Cultural e BM&F Bovespa. Também fazem parte da exposição, 27 fotografias inéditas que ele mesmo coletou nos acervos do Museu da USP. Prestigiado pelos amigos, Paulo von Poser fez questão de agradecer a presença de todos e confessou o seu amor pela Cidade que frequenta desde 1986, quando iniciou as suas aulas no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Com a presença do secretário de Cultura de Santos, o professor Fábio Alexandre Nunes, o evento reuniu membros da diretoria da Pinacoteca Benedicto Calixto, jornalistas, apreciadores de arte, e um grupo de estudantes, egressos e docente da Universidade Católica de Santos, onde o artista leciona há mais de 30 anos.

von-poser2
Grupo de estudantes, egressos e
docentes prestigiou o lançamento

VON POSER– Docente da UNISANTOS desde 1986, Paulo von Poser conta com um vasto currículo no mundo da arte. Ele é reconhecido por seus desenhos de rosas elaborados em 1989, com a ilustração do calendário do Museu de Arte Contemporânea (MAC-SP), e também por desenhos de museus, praças e demais espaços públicos. Em 2008 realizou o seu maior desenho, com 225 metros², no teto do Teatro Guarany (1882) de Santos. Em 2010, lançou o livro “A Cidade e a Rosa”, pela editora Luste. Em 2012, comemorou 30 anos de exposições com a retrospectiva “Trajetória”, no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), e a exposição “Floração”, no Museu de Arte Sacra (MAS). Participou de mostras nacionais e internacionais e seus trabalhos integram acervos de museus como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu da Casa Brasileira (MCB) e Museu de Arte Contemporânea (MACUSP).

A Pinacoteca Benedicto Calixto fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, no bairro do Boqueirão, em Santos. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas.