EXCELÊNCIA – UNISANTOS é a única na Região Sudeste contemplada pelo Ministério da Educação para programa de formação inicial e continuada de professores

A Universidade Católica de Santos é a única instituição de educação superior, sem fins lucrativos, na região Sudeste do País, contemplada pelo Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares, do Ministério da Educação. A escolha da instituição, que integra a primeira rede de instituições, ocorreu por conta da excelência e da inovação presentes em seus cursos. Como consequência dessa chancela, serão oferecidas 160 bolsas 100% para estudantes que ingressarem em 2022 nos cursos de Pedagogia, Matemática, Letras (Português/Inglês) e Ciências Biológicas.

A rede de instituições também é formada pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade de São Paulo (USP), no primeiro edital do MEC, que selecionou mais duas redes no Brasil, uma na região Nordeste e outra na região Centro-Oeste. A UNISANTOS é a única da Região Sudeste a oferecer as bolsas para os cursos de Pedagogia, Letras e Matemática.

FORMAÇÃO – Para modernizar a formação de futuros professores, a UNISANTOS atualizou o currículo dos cursos superiores, de forma alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aos currículos e às matrizes das redes de ensino e às propostas pedagógicas curriculares das escolas de Educação Básica e à BNCC-Formação Inicial. “Os projetos pedagógicos dos cursos analisados pelo Ministério da Educação promovem a formação integral de professores, por meio  da oferta de licenciaturas inovadoras, com ênfase na vivência prática na escola básica, e propostas curriculares dinâmicas que contemplem o uso pedagógico de tecnologias, metodologias ativas de ensino-aprendizagem e de metodologias específicas voltadas para a construção de ambiente de ensino inclusivo,  oportunizando a identificação do licenciando com um projeto de sociedade e de mundo a partir dos fundamentos da solidariedade, dos direitos humanos e de desenvolvimento sustentável”, destaca o diretor do Centro de Ciências de Educação e Comunicação, o professor mestre Paulo Roberto Bornsen Vibiam.

BOLSAS – As vagas para os cursos serão destinadas a estudantes com bom desempenho no Enem. Eles deverão realizar um ano de residência docente na rede pública de ensino e receberão bolsa. Também haverá vagas para professores da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos sem qualificação adequada, priorizando quem não possui curso superior.

Informações e inscrições para Vestibular 2022, clique AQUI.