EXCELÊNCIA – Formado em Filosofia que cursa doutorado no Chile é exemplo de fé e determinação

História de superação de Jefferson foi contada pela mídia nacional e no Chile

Formado em Filosofia pela UNISANTOS, Jefferson Dionísio da Silva iniciou no curso de doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile. Sua recente conquista ganhou repercussão nacional em diferentes mídias, por conta da história de superação do jovem morador de São Vicente, que movido pela fé e determinação avançou em mais um degrau nos estudos.

“Eu nunca havia ido a uma faculdade antes.  Por obra de Deus eu escolhi fazer o Enem em 2013 e pensei em fazer uma faculdade quando a escola estava acabando. Como eu sempre fui católico, preferi a UNISANTOS por ser confessional. Sempre foi uma universidade muito bem vista por todos”, diz Jefferson Silva ao recordar o início dos estudos em Filosofia, em 2014. Apesar de no início sentir dificuldades e até pensar em desistir, ele enfrentou os desafios financeiros, conquistou uma bolsa do PROUNI (100%) e seguiu adiante, motivado também pela atenção e incentivo dos professores.

Entre os docentes, ele destaca com carinho o professor mestre Fábio Cardoso Maimone, professor doutor padre Antonio Ferreira de Castilho; e o professor mestre Frederico Augusto Bonaldo Silva, que foi o grande motivador para a pós-graduação. “O professor Bonaldo disse que éramos capazes de fazer grandes coisas e nos deu as chaves das portas e a direção dos caminhos que deveríamos passar. É um dos poucos docentes que temos que constitui um símbolo verdadeiro da educação que a América precisa ter”, enfatiza.

Jefferson tem orgulho da origem e destaca a luta dos pais trabalhadores

Jefferson destaca que a UNISANTOS tem grande participação na sua aprovação também em relação às exigências legais para o processo seletivo, pois toda a infraestrutura foi colocada à disposição. Com apoio do Setor de Relações Institucionais, ele cumpriu com todos os trâmites, inclusive na emissão de documentos, envio às autoridades internacionais e à universidade chilena. Agradecido, ele destaca a vocação humanística como um dos grandes diferenciais da UNISANTOS. “O projeto da UNISANTOS não é somente dar títulos, mas formar. Parte-se sempre de uma formação integral. Tudo é muito pensado. Temos uma ótima universidade na região, que merece um campus em outra cidade”, considera.

DICAS – Para quem está na graduação, Jefferson alerta que é preciso não desperdiçar o tempo, que é preciso ter foco para conquistar algo. “Gaste todo o seu tempo estudando as matérias mais difíceis e que mais tem dificuldades. Aproveite o tempo no ônibus, no ponto do ônibus, no horário de almoço. Tenha sempre os papéis em mãos. Desative as redes sociais e se entregue completamente aos estudos. Faça cursos de idiomas, não tenha medo de aprender cada dia mais. Queira aprender, preste atenção na aula, desligue o telefone”.