EXCELÊNCIA – Curso de Direito da  UNISANTOS tem 10 egressos aprovados no último concurso para Delegado de Polícia do Estado de São Paulo

Sérgio Calves teve uma das melhores pontuações
Milson Calves tem orgulho em manter a tradição da família

Adriana Silva Santos, Francisco Simões Pacheco Savoia, Guilherme da Silva Freitas, Josy Caetano de Almeida, Milson Calves Neto, Pedro Henrique Gomes Alonso, Pedro Henrique Incerpi Paiva Martins, Raphael de Rezende Cunha, Sérgio Vinicius Calves e Tainá Ponzeto. Estes são os 10 egressos  da Faculdade de Direito da UNISANTOS aprovados no último concurso para Delegado de Polícia do Estado de São Paulo. Extremamente disputado e dividido em três fases, 21.756 inscritos concorreram para o cargo que possuía 250 vagas.

TRADIÇÃO – Entre as histórias, destaque para os irmãos Milson e Sérgio Calves, que foram aprovados no mesmo concurso, com as notas mais altas do grupo de egressos. Mantendo a tradição da Faculdade de Direito, que possui um número elevado de estudantes que buscam pelo curso, inspirados nas histórias de sucesso dos pais, irmãos, tios, primos e avós, Milson e Sérgio estão seguindo o caminho do pai, Milson Sérgio Vasques Calves, egresso da “Casa Amarela”, que é delegado de polícia há 38 anos.  Eles ainda têm mais um irmão, João Pedro Calves, que também segue os passos da família e está no 8o semestre do curso de Direito da UNISANTOS.

FOCO – “O concurso foi muito difícil, extremamente concorrido e desafiador”, diz Sérgio Calves, que na prova oral, a “mais temida”, alcançou a quinta colocação entre 382 aprovados. “Sempre estudei sozinho, desde o início até a aprovação. Fiz apenas alguns cursos de segunda fase e oral, mas nada especificamente voltado para o cargo de Delegado de Polícia. Sempre li muita lei seca, doutrinas mais resumidas e jurisprudência”, explica.

ADMIRAÇÃO – Sérgio também prestou concurso para Defensoria Pública e está na segunda fase da etapa oral do certame de Mato Grosso do Sul. Apesar disso, afirma que tem a certeza de que chegará um momento que irá seguir na área acadêmica como docente, o que seria uma realização.  Ao falar em docência, lembra dos professores da UNISANTOS, com admiração e respeito. “Dentre eles, com profundo respeito aos demais que também são extremamente competentes, cito especialmente os professores Felipe Pires Pereira, Thiago Quintas Gomes, Sylvio Alarcon Estrada Júnior, Leticia Caricari Seco Maciel Lourenço e Fábio Francisco Taborda”.

ORGULHO – “Foi o primeiro e único concurso para Delegado de Polícia que realizei. Sempre estudei focado apenas para a carreira da magistratura, e durante esse período de quatro anos testei a maioria dos métodos de estudo possíveis, tais como vídeo aulas, leitura de legislação, doutrinas e jurisprudência”, explica Milson Calves, que sempre sonhou estudar na UNISANTOS.

Ele conta que cresceu acompanhando de perto a atuação do pai junto à Polícia Civil do Estado de São Paulo e tem muito orgulho da instituição. Pretende exercer a função de delegado de polícia com “muita honra e responsabilidade”.

RECONHECIMENTO – Sobre os estudos na Faculdade de Direito da UNISANTOS, destaca que o seu diferencial da instituição foi sempre honrar e manter a tradição. “A UNISANTOS é uma instituição de ensino que mantém a excelência na aprendizagem ao longo do tempo, de geração para geração, como aconteceu no caso da minha família, onde meu pai se formou há mais de 40 anos, depois eu, e por fim meus dois irmãos, João e Sérgio”, enfatiza.

GRATIDÃO – Milson lembra que ele e o irmão estavam retornando de São Paulo, em junho do ano passado, depois da primeira etapa do concurso, e dizia que seria improvável que os dois fossem aprovados, mas que se um dos dois conseguisse já seria um orgulho para o pai. “Felizmente, o destino e Deus nos reservaram essa grata surpresa: aprovação em dose dupla. Nós dois fomos passando em todas as etapas do certame até lograr a tão difícil aprovação”, destaca.