ESTUDO – Pesquisadores lançam o Observatório das Vacinas, maior banco de dados sobre vacinação do Brasil

Primeira fase apresenta cobertura vacinal de crianças menores de 1 ano

Coordenado por pesquisadoras da UNISANTOS, o estudo “Análise espacial da cobertura vacinal de crianças e sua relação com características socioeconômicas e de saúde no Brasil”, que irá criar o maior banco de dados sobre vacinação no País, entra em uma nova fase com o lançamento do “Observatório das Vacinas”. A partir dessa semana, entrará no ar a plataforma digital que apresenta a cobertura vacinal das imunizações recomendadas em crianças menores de 1 ano, nos 5.570 municípios do País.

O portal www.observatoriovacinas.com.br  estará voltado para diferentes públicos interessados na temática de vacinação, como gestores e profissionais de saúde, pesquisadores, e autoridades do Programa Nacional de Imunização. Ele e os trabalhos desenvolvidos, frutos da pesquisa que tem financiamento da Fundação Bill and Melinda Gates Foundation e do CNPq/Ministério da Saúde, também estão vinculados ao Grupo de Pesquisa Observatório das Vacinas, recém cadastrado no diretório do CNPq. A UNISANTOS é a executante (instituição sede) e tem apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEB) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Análise envolve os 5.570 municípios. Será o maior banco de dados sobre vacinação no País

EQUIPE – Do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva, as professoras doutoras Carolina Luísa Alves Barbieri e Lourdes Conceição Martins coordenam o estudo. Fazem parte da equipe a pós-doutoranda Ysabely de Aguiar Pontes Pamplona, mestre e doutora pela UNISANTOS; o professor mestre Jhonnes Alberto Vaz, dos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo; estudantes do Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, e bolsistas do Programa de Iniciação Científica, dos cursos de Farmácia e Enfermagem da UNISANTOS, ligado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci). Como pesquisadores de instituições parceiras, os professores doutores Luiz Eduardo Moschini (UFSCAR) e Ricardo Alves de Olinda (UEPB); além dos consultores externos Rui Moreira Braz (PNI/MS) e Helena Sato (CVE-SP).

EVENTOS – A pesquisa será concluída em seis meses, sendo que os primeiros resultados serão apresentados para Região Metropolitana da Baixada Santista, no dia 7 de outubro, durante o “I Simpósio de Imunização da Região Metropolitana da Baixada Santista: Desafios e inovação”, promovido pela UNISANTOS. Está prevista uma devolutiva para o Programa Nacional de Imunização (PNI)/ Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Por conta da COVID-19, ainda não há uma data prevista.

Objetivo é entender a queda no número de crianças vacinadas

PESQUISA – O estudo tem o objetivo de entender a queda no número de crianças vacinadas, se existem características locais ou regionais que influenciam uma maior ou menor adesão à vacinação, ou seja, que fatores podem estar associados à baixa cobertura. O projeto foi um dos 14 aprovados entre os 200 apresentados ao CNPq, no final do ano de 2018. A UNISANTOS foi a única universidade comunitária do País a ter o projeto aprovado. Os demais foram de universidades públicas e dois da Fundação Getúlio Vargas.

As etapas iniciais foram: construção do modelo de pesquisa, formação da equipe e coleta de dados. As próximas etapas contarão com a validação das análises da pesquisa de campo que está programada para os próximos meses. Com o cruzamento de dados, surgirão os quadros que trarão indicadores que poderão contribuir para ações e políticas públicas pelos governos federal, estadual e municipal.