ESTUDO DO MEIO – Estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental realizam visita de campo

Trilha monitorada, observação de espécies da Mata Atlântica e Cerrado, reconhecimento do patrimônio histórico fizeram parte da visita de campo de 30 estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental, no último dia 28, à Floresta Nacional de Ipanema, unidade de conservação federal na região de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Iperó, no interior do Estado de São Paulo.

Acompanhados pelos professores mestres Ângela Maria Gonçalves Frigério e Marcos Assis Piffer, e pelas professoras doutoras Ana Elena Salvi, Maria Fernanda Britto Neves e Vivian Fernanda Mendes Merola, os estudantes também visitaram a Academia Nacional da Biodiversidade, do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, que faz a capacitação e treinamento dos analistas ambientais de todo o Brasil. Ela funciona em um prédio projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, pertencente à geração de arquitetos modernistas, um dos maiores nomes da arquitetura brasileira.

Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, a professora Maria Fernanda Britto destaca que as visita de campo possibilita ao estudante estabelecer uma relação entre os conteúdos apreendidos em sala de aula e o ambiente local/regional, por meio da observação e troca de informações. A atividade possibilitou a integração das disciplinas Planejamento e Gestão Ambiental Urbana e Estudos Ambientais, que abordam conteúdos voltados para gestão de unidades de conservação.