Estudantes do curso de Farmácia apresentam pesquisas em congresso

congressos
Manuela Lima Lopes Santos, Richard Fernando de Andrade Álvares, Isabela Muchon Perrella e Bruna Trindade Ribeiro de Araújo durante as apresentações

Estudantes dos cursos de Farmácia apresentaram suas pesquisas, frutos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica, no XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo, entre os dias 6 e 8 de outubro. Promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), o evento, que teve como tema central “Farmacêutico: Profissional de Valor Construindo o Sucesso”, reuniu mais de 2500 congressistas. A UNISANTOS esteve representada com sete trabalhos de autoria de mais de 20 estudantes-pesquisadores.

Na forma de pôster, foram apresentados os seguintes trabalhos: “Hidratação labial: uma prevenção à queilite”, de Manuela Lima Lopes Santos, com orientação do professor doutor Tulio Nakazato da Cunha; “Analysis of benzodiazepine prescriptions dispensed in ambulatory units of the municipality of Guarujá SP in the period from September to 2014”, de Thais Alves de Queiroz e Marina Maia de Oliveira, sob orientação do professor doutor Paulo Angelo Lorandi; e “Prevalência de doenças e medicamentos utilizados em moradores da cidade de Santos/SP”, de Bruna Trindade Ribeiro de Araújo e Janara de Camargo Matos, sob orientação da professora doutora Lourdes Conceição Martins.

Também na forma de pôster, foram apresentados: “Synthesis of a prodrug between moxifloxacin and a nitric oxide donor with potential tuberculostatic activity”, de Richard Fernando de Andrade Álvares, Thomas Waeny Corrêa e Milton dos Santos Januário de Almeida, orientado pelo professor doutor Antônio José Calixto de Souza; e “Pharmaceutical analysis of medical prescriptions and patients profile of adult intensive care unit (ICU) in a private hospital in Santos, SP, Brazil”, de Guilherme da Silva Jonas e Thais Damin Lima, orientados pelo professor mestre José Marcelino Antonio.

ENGENHARIA AMBIENTAL – De forma multidisciplinar, com a participação da estudante de Engenharia Ambiental, Rafaela Mendes Lomba Pinho, foi apresentada a pesquisa “Composição da polpa de açaí minimamente processada e industrializada”, com  Bruna Trindade Ribeiro de Araujo e Isabela Muchon Perrella,  orientadas pela professora doutora Elizabete Lourenço da Costa.

APRESENTAÇÃO ORAL – Apresentado na forma oral, “Comparison of centralism composition and phychochemical screening between the nuts of India (aleurites moluccana) and lucky nut (thevetia peruviana)”, teve a autoria de  Mayra Ivonete Wessling, Leonardo Lima Fontes da Silva, Hiba Bachir e Carolina de Paula Souza Jesus, orientados pela professora mestra Carla Lanza Belmonte.