Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS realizam estudos técnicos em São Luiz do Paraitinga

Futuros arquitetos participaram de reunião com autoridades municipais

Em uma viagem de estudos integrados, 46 estudantes e cinco docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo estiveram, entre os dias 21 e 23 de setembro, em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba. Eles conheceram aspectos político-administrativos e técnicos, por meio de entrevistas com autoridades e moradores e observação in loco, para propor um programa de diretrizes urbanas e de projetos, com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.

Grupo realizou entrevistas com moradores e visitas em diferentes pontos da cidade

No primeiro dia, o grupo foi recebido pela prefeita Ana Lucia Bilard Sicherle e pelos secretários Ailton José de Oliveira Coelho (Planejamento) e Benedito Filadélfo de Campos Netto (Cultura). Eles apresentaram um quadro socioeconômico geral do município e discorreram sobre as questões administrativas e financeiras. Nesta apresentação, também foram expostos detalhes da maior enchente ocorrida na história do município. Em 2010, quando a chefe do executivo estava em seu primeiro mandato, a cidade foi devastada pelas águas e precisou ser reconstruída.

Estudantes vão propor um programa de diretrizes urbanas e de projetos

Posteriormente, os estudantes visitaram construções do município, para fins de estudos de topografia, e foram a campo para a realização do levantamento de uso do solo, drenagem, pavimentação, iluminação pública e mobiliário urbano. Com todos os dados obtidos, os estudantes fizeram mapeamentos e discutiram com os docentes as potencialidades e fragilidades da Cidade, tomando consciência da importância do conhecimento das diversas visões para enriquecer a gestão urbana: a político-administrativa, a técnica e a experiência popular.

INTEGRAÇÃO – A atividade integrou as disciplinas de Projeto de Urbanismo II, Topografia II e Plástica II. O grupo foi acompanhado pelos professores Cláudia Maria Braga Ribeiro, Débora Blanco Bastos Dias, Jhonnes Alberto Vaz, Maria Fernanda Britto Neves (coordenadora do curso) e Rafael Paulo Ambrósio.

SÃO LUIZ DO PARAITINGA – O município fica no Estado de São Paulo, próximo da divisa com o Rio de Janeiro. A cidade é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado e tem o seu Centro Histórico declarado como patrimônio cultural nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).