

Neste semestre, mais sete estudantes irão viver a experiência do intercâmbio internacional promovido pela UNISANTOS. Uma nova cultura, um novo idioma e a expectativa de construir um currículo diferenciado fazem parte do pacote de viagem das alunas dos cursos de Arquitetura, Direito, Jornalismo e Psicologia que iniciam as atividades em setembro, nas universidades parceiras em Portugal e na Espanha.
Do 4º semestre de Arquitetura e Urbanismo, Nicole Ribeiro dos Santos Celestino conta que tinha interesse em participar do programa desde quando ingressou na UNISANTOS. Segundo ela, o processo foi bem mais fácil do que imaginava, restando apenas a conclusão da documentação e a emissão do visto. Nicole passará um semestre estudando na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Pela segunda vez, a estudante do 6º semestre de Direito, Júlia Pedro Fioravante, irá vivenciar a experiência do intercâmbio internacional. A primeira foi no ensino médio, nos Estados Unidos. Agora, ela vai estudar na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Uma de suas expectativas é retornar com fluência em espanhol, pois também tem o interesse em cursar pós-graduação em Direito Internacional.
PSICOLOGIA – Estudante do 6º semestre de Psicologia, Ana Alice Dassie Vinueza enxerga a mobilidade acadêmica como momento para expandir seus conhecimentos, possibilitando o contato com matérias diferentes. Além disso, ela deseja aproveitar ao máximo a experiência e viver a vida e as tradições de estudante na Universidade de Coimbra. Ela escolheu Portugal para ser a sua casa pelos próximos seis meses, pela facilidade de transitar entre os países.


Também do 6º semestre de Psicologia, Carla de Oliveira Panão diz que a parceria com universidades internacionais é um dos grandes diferenciais da UNISANTOS. Ela vai para a Universidade de Lusíada, em Portugal, pela facilidade do idioma do país e por conta da presença de familiares. Disse que pretende aproveitar a oportunidade para aprofundar conhecimentos.
Já para a estudante do 8º semestre de Psicologia, Luiza Gonçalves de Oliveira, a escolha pela Universidade de Coimbra foi motivada por diversos fatores, entre eles a qualidade e a tradição da instituição, além do fato de a cidade ser reconhecida por sua forte identidade universitária. Ela afirma estar disposta a sair da zona de conforto e busca desenvolver habilidades como adaptabilidade e autonomia. “É uma mistura de ansiedade e expectativa, mas estou muito animada para começar essa nova etapa”, comentou.


JORNALISMO – Além do conhecimento formal, a estudante do 6º semestre de Jornalismo, Luana Aparecida Néris Belen, espera retornar da experiência com “um novo olhar”, a partir de vivências que, segundo ela, só seriam possíveis por meio da mobilidade acadêmica. Até então, não imaginava que estudar em outro país pudesse estar ao seu alcance. Foi por meio do contato com o coordenador da Assessoria de Relações Internacionais, professor doutor Cesar Bargo Perez, que conheceu melhor o programa e entendeu como ele funcionava.
“Depois que percebi que seria mais fácil do que eu imaginava, eu agarrei essa oportunidade”, declarou Maria de Fátima Monteiro Ribeiro, também estudante do 6º semestre de Jornalismo. Ela pretende aproveitar a mobilidade para cursar disciplinas que contribuam tanto para sua primeira formação, em Design, quanto para o curso atual. Para ela, a mobilidade acadêmica “é uma grande oportunidade para todos os alunos que participam”, em razão da variedade de opções de países e universidades disponíveis, além da isenção das mensalidades das universidades, tanto no Brasil quanto na instituição escolhida no exterior.
EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA – Luana e Maria de Fátima construíram uma forte amizade desde o primeiro ano da graduação. O interesse em participar do programa e a possibilidade de vivenciar a mobilidade acadêmica juntas foram decisivos para que tomassem a decisão. Assim, realizarão parte de sua formação na Universidade de Lusíada, em Portugal. “Durante o processo, fomos motivando uma à outra principalmente nos momentos em que batia aquela insegurança se realmente ia dar certo. Fizemos todo o processo juntas!”, afirma Luana.
Para saber mais sobre a Mobilidade Acadêmica da UNISANTOS e as oportunidades de fazer o intercâmbio em diferentes países, clique AQUI.





