Estudantes da UNISANTOS participam de intercâmbio na Espanha e Portugal

mobilidade-academica
Estudantes embarcam para diferentes universidades em Portugal e Espanha

Compartilhar experiências, conhecer novas culturas e aprimorar novos conteúdos nas suas respectivas áreas. São essas as expectativas dos 15 estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Direito, História, Nutrição e Psicologia, que nos próximos seis meses participam do Programa de Mobilidade Acadêmica da UNISANTOS em instituições de ensino da Espanha e de Portugal. Para esclarecer dúvidas sobre questões de saúde, moradia, transporte e ajustar os últimos detalhes da viagem, o grupo de intercambistas universitários participou, ontem (25), de mais uma edição do Workshop de Mobilidade Acadêmica da Universidade.

O Programa de Intercâmbio Estudantil tem duração de seis meses com oportunidade de extensão para um ano. Este é o caso de dois estudantes (Mariana Alves Guida Monteiro e Fernando Paschoal de Pinho Coutinho) que embarcaram no início do ano e permanecem em Portugal até o final deste ano em mobilidade.

Durante este período, os discentes selecionados vão cursar disciplinas nas suas respectivas áreas de estudo, sendo que posteriormente elas serão validadas, de acordo com a equivalência curricular de cada curso. Nesta edição, as instituições escolhidas, pelos estudantes da UNISANTOS foram: Universidad da Coruña; Universidad de Salamanca; e Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Em Portugal, a Universidade de Coimbra; Universidade Lusíada de Lisboa; Universidade Nova de Lisboa; e Universidade do Porto.

Arthur-de-Morais-(1)
Arthur de Morais
Guillermo-Hammerle-(1) (1)
Guilhermo Hammerle

EXPECTATIVA – Acreditando que esta experiência abrirá portas para o seu futuro profissional, o estudante do 9º semestre de Ciências Biológicas, Guillermo Lombardi D’Abreu Macedo Hammerle, comentou que a escolha pela Universidade de Coimbra foi baseada no seu nome e pelo conhecimento que poderá adquirir ao longo destes seis meses. “A Universidade de Coimbra é muito renomada, e por conta disso eu acredito que ela terá um grande peso no meu currículo”, finalizou.

Contando com o incentivo de docentes do curso, Arthur Guedes Pinto de Morais, do 3º semestre de História, classificou como incrível esse tipo de convênio oferecido pela UNISANTOS. Prestes a partir para a Universidade do Porto, ele ressaltou que essas experiências também contribuem para a vida pessoal dos estudantes. “Essa oportunidade traz um grande enriquecimento cultural e pessoal para nós estudantes”, concluiu.

Mariana-De-Nadai-(2)
Mariana De Nadai

Tendo como destino a Universidade de Santiago de Compostela, a estudante do 5º semestre de Psicologia, Mariana de Nadai, disse que a escolha da instituição veio por meio de indicações e conversas com alunos que estiveram na mesma Universidade e da própria coordenadora do curso. Ela ainda destacou que durante o Programa, pretende observar as metodologias aplicadas nas áreas da Psicologia espanhola, para poder realizar uma interpretação dos diferentes pontos de vista abordados no Brasil e na Espanha.

Na sua 9º edição, o Workshop de Mobilidade Acadêmica é realizado pela Assessoria de Relações Institucionais, responsável pelos convênios, sob a coordenação do professor doutor Cesar Bargo Perez.