Escolas católicas participam do encontro regional da ANEC da Baixada Santista

ANEC (1)
Diretor da ANEC e reitor falaram sobre a união das escolas católicas

Com a participação das escolas católicas da Região Metropolitana da Baixada Santista, a UNISANTOS, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e a Diocese de Santos realizaram o primeiro Encontro Regional da Baixada Santista, ontem (10), no Campus Dom Idílio José Soares.  O objetivo foi criar propostas de trabalhos conjuntos e integrar a rede de ensino da região. O primeiro passo foi dado com a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de estabelecer uma agenda e pauta para ações integradas.

ANEC (4)
Representantes das escolas católicas elogiaram iniciativa do encontro

Articulado pelo diretor da ANEC, padre Roberto Duarte Rosalino; pelo bispo diocesano de Santos, chanceler Dom Tarcísio Scaramussa; e pelo reitor, professor mestre Marcos Medina Leite; participaram do evento diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores pastorais e professores dos seguintes colégios: Nossa Senhora da Divina Providência (Peruíbe); Passionista São Gabriel (São Vicente); Passionista Santa Maria (Praia Grande); São José (Santos); Coração de Maria (Santos); Stella Maris (Santos); e Liceu Santista.

Pós-doutora em Pedagogia, doutora em Educação e mestre em Psicologia, a professora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, falou durante o encontro sobre o compromisso social que se desenvolve a partir de uma educação católica e que os diferenciais desse ensino devem ser de conhecimento de todos. Essa pedagogia diferenciada, que tem base também na solidariedade, precisa ser compartilhada, para que seja percebida e desejada. “É preciso que o nosso trabalho seja muito explícito na sua intencionalidade”, destacou.

ANEC (2)
Missa marcou momentos de fé e reflexão

O diretor da ANEC, padre Roberto Rosalino, falou da missão da associação, do seu trabalho e desafios frente às instituições preocupadas apenas com o mercado de trabalho e que esquecem de contribuir para formar o cidadão. Colocou-se à disposição para articulação de um trabalho integrado, uma vez que a instituição já realiza ações dessa natureza, afinal está presente em todo o território nacional e representa cerca de 430 mantenedoras, 2 mil escolas, 130 instituições de ensino superior, além de obras sociais.

Além dos pró-reitores Roseane Marques da Graça Lopes (Graduação); Mariângela Mendes Lomba Pinho (Administrativa); padre Cláudio Scherer da Silva (Pastoral); diretores e docentes de diferentes cursos; participaram do evento os padres Valdeci João dos Santos, presidente da Associação da Pastoral Social Estrela do Mar, e Antonio Baldan Casal, vice-presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da UNISANTOS e do Liceu Santista.

ANEC (3)
Mesa-redonda reuniu pesquisadores da educação

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA – Presidida pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, a celebração eucarística que integrou a programa do evento ocorreu na Capela São José, com a participação dos representantes das escolas católicas e da comunidade acadêmica da UNISANTOS.

Ainda como parte da programação do evento, foi realizada a mesa-redonda “Relação universidade-escola”, organizada pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e que integrou a IX Mostra de Pesquisa, IV Seminário Parfor e IX Colóquio de Acervos Escolares: Pesquisa e Compromisso Social. Com a discussão focada  no estágio escolar, na práxis docente e políticas educacionais, participaram as professoras doutoras Selma Garrido Pimenta, Marineide de Oliveira Gomes e a professora mestre Simone Nogueira, sob a coordenação da professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco.