CF 2022 – Inspirado na Campanha da Fraternidade 2022, Encontro de Formação promovido pela ANEC Baixada Santista foca no autocuidado e na alteridade

Dinâmicas foram realizadas no atelier da UNISANTOS

Mais de 100 professores das escolas católicas da Região Metropolitana da Baixada Santista participaram do 5º Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade, no sábado (30). A retomada da atividade após dois anos de distanciamento físico por conta da pandemia foi focada no autoconhecimento, no autocuidado e na alteridade, tendo como inspiração a CF 2022 que apresenta o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26).

Docentes foram desafiados em quebra-cabeça

O encontro, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC Baixada Santista, foi coordenado pela equipe de psicólogas da UNISANTOS, docentes do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas. A partir de dinâmicas que visaram o autoconhecimento, os professores foram convidados a refletir sobre os seus pensamentos e escolhas, as relações interpessoais, o trabalho em equipe e a interação professor-aluno.

A equipe responsável pelo trabalho foi formada pelas professoras doutoras Hilda Rosa Capelão Avoglia e Luana Carramillo Going, e as professoras mestres Flávia Henriques, Iara Candida Chalela Genovese e Rita de Cássia Zaher Rosa Paul.

Abertura com padre Cláudio Scherer e professora Ana Maria Gonçalves

Pró-reitor de Pastoral, padre Cláudio Scherer da Silva, e a professora Ana Maria Gonçalves, do Colégio Stella Maris, falaram sobre a mensagem da Campanha da Fraternidade e a importância da educação católica na região. Do Colégio São José, o professor José Paulo dos Santos ressaltou a importância do evento e a união das instituições católicas.

ESPERANÇA – Para a professora Vera Silvia Furtado, do Colégio Stella Maris, a dinâmica do encontro foi inovadora. “Eu cheguei aqui indiferente, mas agora no final me deu uma esperança de voltar com novas ideias para a sala de aula. Foi uma dinâmica diferenciada, muito agradável em um ambiente muito confortável. Foi excelente”, ressaltou.

Mural formado pela percepção dos docentes
As professoras, psicólogas Hilda, Rita, Iara, Flávia e Luana

A professora Andréa Soares de Araújo Leocádio, do Liceu Santista, participa todos os anos do encontro e destacou o diferencial do ano de 2022. “Esse evento foi muito diferente e importante, trazendo questões sobre o autoconhecimento e autocontrole, que podemos trabalhar no dia a dia com as crianças também. Superou as minhas expectativas. Gostei bastante”. A professora Edileide Gomes Damasceno, do Colégio Passionista Santa Maria, em Praia Grande, já participou de outras edições do encontro e considerou que a nova dinâmica foi “maravilhosa” porque tratou de questões atuais e importantes como a ansiedade que tem atingido cada vez mais um número maior de pessoas. Esse encontro surpreendeu. Só nos ajudou”.

Andréa Araújo
Vera Furtado
Guadalupe Mota

Docente do curso de Teologia para Leigos, a professora mestre Guadalupe Corrêa Mota disse que o encontro marca o momento atual do reencontro depois da pandemia. “Esse encontro serve para que possamos retomar aquele espírito da caminhada comum. Não estamos sozinhos, temos problemas comuns e compartilhar isso nos dá mais ânimo. A palavra final é ânimo, reanimar para continuar a nossa caminhada”.

ACOLHIDA – Na acolhida, os professores participaram de um café da manhã especial, com pães especialmente preparados com fermentação natural, baguetes e acompanhamentos de diferentes sabores. O trabalho, coordenado pela coordenadora do curso de Gastronomia, a professora doutora Michele Leiko Uemura, contou com a participação dos estudantes do 1º semestre do curso, e chefs parceiros do restaurante-escola Estação Bistrô, projeto da UNISANTOS e Prefeitura de Santos.

Estudantes do curso de Gastronomia e a professora doutora Michele Uemura

APRENDIZADO – Do curso de Gastronomia, Vanessa Silva Souza disse que a experiência de participar de um primeiro evento como o da ANEC foi fantástico. “Na prática foi fantástico porque a gente está podendo vivenciar aquilo que aprendemos em sala de aula. A UNISANTOS poder proporcionar isso no primeiro semestre é muito incrível. É como ter uma amostra do que será a nossa vida depois da faculdade. Estou achando simplesmente fantástico. Estou muito feliz de estar aqui”, destacou.

Vanessa Souza
Simone Bezerra

A estudante Simone de Araújo Bezerra ressaltou que o curso já provou para ela que a Gastronomia é muito diferente do que imaginava. Agora, compreende que a área exige muito conhecimento teórico e experiências como o evento da ANEC só contribuem ainda mais para o currículo.

ANEC BAIXADA SANTISTA – Integram as ANEC Baixada Santista as seguintes instituições: Colégio Coração de Maria (Santos), Liceu Santista (Santos), Colégio Nossa Senhora da Divina Providência (Peruíbe), Colégio Passionista Santa Maria (Praia Grande), Colégio Passionista São Gabriel (São Vicente), Colégio São José (Santos), Colégio Stella Maris (Santos), Universidade Católica de Santos, além da Pastoral da Educação da Diocese de Santos.