ENSINO MÉDIO – Novos estudantes são recebidos para mais uma edição do Programa Expedição Científica

Oficina de extração de óleos essenciais

Com as oficinas “Óleos Essenciais” e “Anatomia do Coração”, a UNISANTOS deu início, no último dia 22, a mais uma edição do Programa Expedição Científica. Neste semestre, mais de 70 estudantes, das escolas de ensino médio conveniadas com a instituição, irão “mergulhar” no universo da pesquisa por meio das áreas das Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.

Estudantes conheceram a anatomia do coração

Na oficina “Anatomia do Coração”, ministrada pela coordenadora do curso de Enfermagem, professora doutora Joice Maria Pacheco Fernandes, os estudantes puderam fazer uma “viagem” pelo coração, conhecendo o seu funcionamento, identificando suas características, a circulação do sangue e os batimentos cardíacos. Já na oficina de “Óleos Essenciais”, sob orientação do professor doutor Antônio José Calixto de Souza, do curso de Farmácia,  eles realizaram a extração de óleos, por meio da destilação de arraste a vapor, a partir da casca de laranja, cravo da índia e capim limão.

Giovanni Bonvenuto

INCRÍVEL – Do Colégio Objetivo, Giovanni Bonvenuto disse que a experiência foi excelente e foi ao encontro dos seus interesses profissionais. “Foi incrível! Eu nunca tinha tido uma experiência tão prática na química orgânica, e a explicação do professor foi ótima”, destacou o estudante que pretende cursar Engenharia Química.

Sarah Lírio

“Foi incrível. Chegar lá e ver um coração, os detalhes. Foi muito bom”, contou Kathellyn da Silva Pádua Barroso, da Escola Estadual Dr. Reynaldo Küntz Busch, que tinha a expectativa de fazer oficinas na UNISANTOS, depois que os seus colegas mais velhos estiveram na instituição. Do Liceu Santista, Rodrigo Linhares Rocha disse que já fez outras oficinas na Universidade, mas fez questão de participar do Expedição. “Sempre gostei de pesquisas científicas. Achei muito interessante”.

Mesmo com o propósito de cursar Arquitetura, Eduarda Paiva Moreira, do Colégio Universitas, aprovou a oficina na área de química e achou o experimento muito interessante, tanto que fez uma relação com as suas aulas em laboratório. Estudante do Liceu Santos, Sarah Cardoso Lírio ficou empolgada no primeiro dia. “Eu acho que vai ser uma experiência super divertida. Espero que abra portas para pensamentos diferentes e que as pessoas saibam aproveitar essa oportunidade”, afirmou.