ENFERMAGEM – Em comemoração ao Dia do Enfermeiro, curso promove palestra e workshop para os estudantes

Estudantes e profissionais prestigiaram os eventos
Apresentação da enfermeira Cláudia Renata Périco, no dia 12

Em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro, celebrado no dia 12 de maio, o curso de Enfermagem da UNISANTOS promoveu atividades teóricas e práticas. Com o objetivo de proporcionar um conhecimento ainda maior para os estudantes, no tratamento de feridas agudas e crônicas, foi realizada uma aula especial, na data em alusão à profissão, e um workshop, no dia 13, sobre tratamento de lesões e cuidados com a pele.

Mestre em Clínica Médica, a egressa do curso de Enfermagem Cláudia Renata Pedroso Périco comentou sobre os tipos de problemas existentes na pele humana e as melhores formas de tratamento e técnicas de curativo para cada processo que afeta as camadas superficiais do corpo. Ela destacou que antes de realizar o melhor procedimento, o profissional deve avaliar o paciente e todo seu histórico de doença base, idade, mobilidade, medicações, nutrição, exames laboratoriais, entre outros pontos. “Nem todo paciente deve ser tratado de forma igual, porque as feridas podem ser diferentes, assim como seu histórico que em alguns casos podem atrapalhar até nos processos de cicatrização”.

Estudantes de Enfermagem durante o workshop, no dia 13
Cláudia Périco apresentou material e técnicas para cuidar de ferimentos

Coordenador do curso de Enfermagem da instituição, o professor doutor Moisés Felipe Pereira Gomes de Luna ressaltou que o curso da UNISANTOS nasceu para atender à região, ao estado e ao País. “Os nossos estudantes estão em outros estados e também na Baixada Santista, onde seguem fazendo a diferença na vida de outras pessoas”, disse o docente.

WORKSHOP- No dia 13, depois de aprenderem os diferentes tipos de tratamentos para feridas crônicas e agudas, os estudantes puderam vivenciar, no Laboratório de Enfermagem da UNISANTOS, os ensinamentos adquiridos na aula especial. Novamente, orientados pela professora Cláudia Périco, eles observaram na prática todos os procedimentos de curativos executados em situações levantadas.