EMPRENDEDORISMO – Estudantes de Farmácia apresentam produtos com potencial de venda no mercado

Nova linha de cosméticos Clamassis
Grupo apresentou hidrogel cicatrizante

Máscara capilar com extrato vegetal, hidrogel para tratar ferimentos, máscara fácil e gel hidrante para pele foram alguns dos produtos criados pelos estudantes do 8º semestre do curso de Farmácia. No último dia 11, eles apresentaram os resultados dos estudos elaborados nas disciplinas Cosmetologia, Farmacotécnica Industrial, Marketing e Legislação.

Com o objetivo de criar produtos inovadores, que preencham espaços deixados por empresas farmacêuticas, os estudantes vivenciaram os processos de pesquisa, teste, elaboração de embalagens e divulgação, além do cumprimento da legislação farmacêutica. “Eles tiveram que usar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas para poder chegar na substância que eles queriam. Assim, conseguiram compreender a importância de cada conteúdo curricular na formação”, contou a professora mestre Cláudia Alves Vieira Mulero, responsável pelas disciplinas de Cosmetologia e Farmacotécnica Industrial.

Estudantes criaram máscara capilar
Alunas inovaram com gel para a pele

As estudantes Daniele dos Santos Arata e Giovana Abranda produziram uma máscara capilar com o extrato vegetal do noni, fruta tradicional da região do Nordeste. Chamada de Revivance, ela tem ação preventiva na queda de cabelo. Daniele conta que a abrangência das disciplinas do curso contribuiu para a criação dos produtos. “Com a base no que aprendemos, deu para trabalhar tanto com a parte cosmética e prática quanto a gnosia e a botânica, já que a gente utilizou um extrato vegetal”, disse.

O grupo das estudantes Steffany Valhina, Manuela Lima, Clara Charalek e Simoneliza Braz criou uma linha de cosméticos (máscara facial e gel hidratante) para cuidados com a pele. A Clamassis, nome dos produtos, foi elaborada com a tangerina e seu extrato. As futuras farmacêuticas contaram que o trabalho foi importante para que elas entendessem todo o processo cosmetológico, principalmente por que podem também seguir nesta área. “É bom para gente conhecer e saber como é desenvolver um produto”, comentou Steffany.

Estudantes apresentaram os novos produtos no hall de entrada do Campus Dom Idílio José Soares

Um hidrogel a base da goma xantana (aditivo atóxico a biodegradável) e das plantas coléus e barbatimão, chamado de RegenBC, com a intenção de tratar ferimentos causados por doenças como a úlcera e o diabetes. Este foi o produto criado pelos estudantes Daniel Maia, Leonardo Fontes e Rayssa Franco. “A compra dos materiais é muito cara e nós não teríamos como produzir, então a gente optou pela goma xantana que é mais barata”, disse Rayssa sobre os desafios enfrentados e as soluções encontradas pelos estudantes.

Para a estudante Heloisa de Souza Cordeiro, o trabalho foi importante para que o grupo tivesse uma ampla visão de como a produção farmacêutica funciona. Ela e as estudantes Rafaela Oliveira, Soraya Batista e Gabriela Bernardino criaram o HibisC, um gel para a pele a base do rambutão e do hibisco. “O curso faz com que a gente saia com a visão do geral, não só do medicamento ou do cosmético em si, mas da construção de um sistema completo, desde a fabricação, a distribuição, a visualização do mercado, o marketing, a divulgação.  Então, é um curso completo que nos possibilita apresentar produtos como estes”, destacou.