INOVAÇÃO – Equipe formada por estudantes da UNISANTOS é destaque no 1º SJE Weekend, promovido pela ACS Jovem durante a Semana do Jovem Empreendedor

Estudantes premiados, docentes e organizadores comemoram o desempenho da equipe

Um time formado por estudantes dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Matemática e Relações Internacionais foi destaque, com a melhor pontuação, entre todas as instituições de ensino superior da Região Metropolitana da Baixada Santista, durante o 1º SJE Weekend, nos dias 18 e 19 de março, na Associação Comercial de Santos. Com o desafio de diminuir o prejuízo causado pelo no-show de cargas agendadas que não se apresentam em tempo hábil para o embarque, a equipe foi a única a desenvolver um aplicativo/plataforma para rastreio da carga com uma fila de prioridades baseada em ranking de cliente, para substituição em caso de no-show.

O 1º SJE Weekend, em parceria com o Sebrae, integrou a programação da 14ª Semana do Jovem Empreendedor, promovida pela ACS Jovem.  Estimulados por docentes de diferentes áreas, a equipe da UNISANTOS foi formada pelos seguintes estudantes:  Layla Helena Barduco, Milena Magdaleno e Pedro Henrique Alves dos Santos, de Administração; Guilherme Dib da Silva, Leonardo Franco de Oliveira Marques, Murilo Mendes Santo Sardão e Pedro Henrique Nakata, de Ciência da Computação; Samuel Assis Mota, de Matemática; e Giovanna Victória Soares Ruas e Thaís Freire do Nascimento, de Relações Internacionais.

Equipe se manteve unida e focada na resolução do problema

RECONHECIMENTO – O desempenho dos estudantes despertou a atenção de alguns diretores e gerentes de empresas apoiadoras do evento, como a MSC, CESARI, ModalGR, Hexagon e UNIMAR (patrocinadora).  Coach dos estudantes, o professor mestre João Alfredo Carvalho Rodrigues Gonçalves destacou o perfil multiprofissional do grupo e a interação e aprendizado que a competição proporcionou. A experiência fez com que parte da equipe ressaltasse por meio das suas redes sociais a satisfação em participar, sem esquecer também do apoio dos docentes Cláudia Maria Salles Haddad, coordenadora de Ciência da Computação, Elias Salim Haddad Filho, coordenador de Administração, e Fabiano Lourenço Menezes, coordenador de Relações Internacionais.

EMPREENDEDORISMO – “O período proporcionou trocas muito ricas de conhecimento e vivências, tanto dos integrantes do meu grupo que tinham suas profissões e experiências em áreas distintas quanto dos profissionais da empresa que estavam presentes em todo momento para nos tirar dúvidas e explicar melhor sobre o processo”, conta o estudante Samuel Mota, do 3º semestre do curso de Matemática. Ele também ressalta que o evento proporcionou aos jovens o desenvolvimento de uma atitude empreendedora, por meio de ideias e projetos voltados para solução de problemas das empresas e da própria sociedade.

Thais, professor Fabiano e Giovanna
Murilo, professor João e Guilherme

Samuel também explica em detalhes como foi desenvolvida a proposta para a solução do problema apresentado. “Desenvolvemos uma plataforma tanto mobile quanto web, onde, em uma das abas, havia um sistema de score para as empresas parceiras para gerenciar aquelas que tinham maior tendência a cumprir com seus agendamentos. Em outra, um sistema de localização do transporte do container e uma aba com um sistema que avaliaria as chances daquela carga configurar um no-show, levando em consideração o tipo de carga e container, geolocalização e condições climáticas e, baseado nessas informações, já realocaria uma nova carga”.

COLABORAÇÃO – Murilo Mendes Santo Sardão, do 3º semestre do curso de Ciência da Computação, diz que a oportunidade de trabalhar diferentes habilidades foi o que despertou para participar do evento. Com experiência de já ter participado da Maratona de Programação “Santo Scuderi” da UNISANTOS, ele conta que a equipe foi dividida de acordo com as habilidades de cada um. “Tivemos um apoio enorme dos professores, mas principalmente do João Alfredo”.

Professor Elias Haddad integrou a mesa de discussões durante a palestra realizada na UNISANTOS

Com experiência em agência marítima, Layla Helena Barduco, do 3º semestre do curso de Administração, explica que usou muito do seu conhecimento no desafio, mas que a colaboração de todos foi fundamental. “Ao chegarmos no desafio começamos a notar as características e habilidades de cada um, mas todos ajudaram um pouco em tudo durante todo o processo. A empresa que estava patrocinando o desafio [UNIMAR] gostou bastante da nossa proposta”, ressalta.

SEMANA – Mais uma vez a UNISANTOS foi sede da Semana do Jovem Empreendedor. No dia 7 de março, o diretor de estratégia corporativa do grupo UNIMAR, Thiago Santos, apresentou o tema “Atividades da agenciadora marítima e oportunidades do mercado”.

*Fotos: acervo pessoal