Emoção marca outorga de título de Professor Emérito ao sociólogo Cláudio José

Reitor Marcos Medina entrega título à filha, professora Flávia Santos
Cláudio José dos Santos
Professor Cláudio José faleceu em 18 de outubro do ano passado

Marcada pela emoção, a outorga do título de Professor Emérito (in memoriam) ao sociólogo Cláudio José dos Santos, falecido em 18 de outubro do ano passado, reuniu, neste dia 27, familiares, amigos, docentes e dirigentes da UNISANTOS, Sociedade Visconde de São Leopoldo e Liceu Santista. A homenagem foi um reconhecimento ao professor que dedicou mais de 40 anos à docência, especialmente lembrado pelas aulas de Sociologia que incentivavam a criatividade e a inovação.

A professora mestre Flávia de Oliveira Santos do Nascimento, filha do professor Cláudio José, recebeu o título e, emocionada, agradeceu a todos pelo carinho e amizade. Lembrou que a vida do seu pai foi dedicada à UNISANTOS e que tem orgulho do ser humano fantástico que ele sempre foi, sendo consagrado pela única carreira que escolheu, a de ser professor. “Fiquei muito feliz com este reconhecimento, mais do que merecido porque o meu pai amou muito esta instituição, amou a docência. Eu sou muito grata por esta homenagem”, disse.

Cláudio-José2
Os filhos Rafael, Flávia e Thiago, e a viúva, professora Ângela Chancherine

Viúva do professor Cláudio, a professora mestre Ângela Cancherine disse que a entrega do título é uma honraria merecida para quem tanto amou a Universidade. Ela lembrou que se tornou professora por causa do marido e que sempre admirou a sua dedicação. Emocionada, destacou que são muitas lembranças relacionadas à instituição. “Esse é o reconhecimento de uma vida dedicada ao ensino”.

Diretor do Centro de Ciências da Educação e da Comunicação, o professor mestre Fábio Cardoso Maimone fez o discurso de mérito, lembrando diferentes períodos do homenageado na instituição e destacando os seus dons artísticos e culturais, reconhecidos como músico, cantor e autor de artigos e publicações. O maestro Beto Lopes, docente do curso de Música, tocou composições que o professor admirava e contou com a participação do filho do professor Cláudio, o engenheiro e músico Thiago Santos.

Em seu discurso de homenagem, o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, ressaltou o seu amor à docência, que soube traduzir como ninguém. Emocionado, disse que o título de Professor Emérito é a mais alta projeção e   referência para quem decide seguir na carreira acadêmica.

Professor Cláudio –  Ex-aluno de instituição, formado em Pedagogia, em 1972, o professor Cláudio teve um longo histórico de vida ligado à UNISANTOS. Conhecido por suas aulas de Sociologia, que lecionou em diferentes cursos, foi pró-reitor comunitário por duas gestões (2006/2009 e 2010/2013) e, em 1991, idealizador e coordenador da Universidade Aberta para a Terceira Idade.

Nos últimos anos, era docente no curso de licenciatura em Música, onde idealizou o Festival Sociologia e Música. Exercia também o cargo de coordenador do Projeto Cultural UNISANTOS, que reúne grupos de teatro, orquestra sinfônica, coral, varal de poesias e espaço parada musical, entre outros.

Além de se dedicar ao mundo da música, foi autor dos livros “Universidade Aberta para a 3ª Idade – Um caminho de vida” e “Chagas da Inconfidência”, que têm selo da Editora Universitária Leopoldianum.