Em parceria com a UNISANTOS, Diocese de Santos realiza a 1ª Semana da Cidadania

Post-I-Encontro-Cidadania-1.png.pagespeed.ceCom o apoio da UNISANTOS, a Pastoral da Cidadania da Diocese de Santos realiza, de 6 a 8 de junho, sempre a partir das 19 horas, a 1ª Semana da Cidadania de Santos, no Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300). O objetivo é promover uma reflexão sobre temas do cotidiano, visando à transformação social em comunhão com a Igreja Católica.  Durante o evento, ocorre a instalação pública do Comitê da Baixada Santista de Combate à Corrupção Eleitoral (Lei 9840/99), e o lançamento da Cartilha pelo Voto Consciente.

No dia 6, haverá abertura oficial com o chanceler da UNISANTOS, o bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, seguida de apresentação musical, sob o comando do maestro Beto Lopes, coordenador do Projeto Cultural UNISANTOS. Na sequência, haverá a mesa-redonda “Cidadania e Meio Ambiente – Impactos do aquecimento global na Baixada Santista”, com a ex-coordenadora regional do Ibama, Ingrid Furlan, e com a doutora em Direito Ambiental Internacional da UNISANTOS, professora Maria Fernanda Britto Neves. A mediação é da ex-reitora da UNISANTOS, professora emérita Maria Helena de Almeida Lambert.

No dia 7, a noite tem início com apresentação cultural de Hip Hop, seguida da palestra “Juventude e Participação Popular” do assessor do Instituto Paulista de Juventude, professor mestre Renato Souza Almeida, e debate com Noah Oshiro, do Movimento Luan Vive; Isaac Santos, vice-presidente regional da União Paulista dos Estudantes Secundaristas; e Eduardo Júlio, do Educafro. A mediação é de André Nascimento, da Pastoral da Cidadania.

No dia 8, o coordenador estadual do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Luciano Santos aborda o tema “A Participação da Sociedade Civil na Defesa da Democracia”. Na sequência, ocorre a instalação pública do Comitê da Baixada Santista de Combate à Corrupção Eleitoral (Lei 9840/99) e o lançamento da Cartilha pelo Voto Consciente. A mediação é do coordenador do Fórum da Cidadania, o sociólogo Célio Nori.