EDUCAÇÃO – Docente de Pedagogia fala sobre como entreter crianças e estimular estudo em casa

Atividades que desenvolvam a criatividade e coordenação motora são recomendadas

Estimular atividades que desenvolvam a criatividade, a coordenação motora e a demonstração de emoções utilizando embalagens diversas, palitos de sorvete, jornais, revistas e outros materiais recicláveis. Essa é a recomendação da professora mestre Marly Saba Moreira, docente do curso de Pedagogia da UNISANTOS, para que os pais/responsáveis entretenham as crianças pequenas neste período de quarentena.

Apesar de muitos pais estarem trabalhando em home office, a pedagoga destaca que é necessária a presença de um adulto nessas atividades. “É importante que as crianças entendam, respeitando o nível de compreensão, que os pais/responsáveis não estão em férias. Contudo, os pais devem combinar um escalonamento, de modo que um deles sempre fique à disposição das crianças, porque esta é a expectativa que os pequenos têm”, comenta.

Marly Saba Moreira

INTERNET – Com relação as atividades, a professora acrescenta que as contações de histórias, as dramatizações e os jogos também auxiliam na rotina diária. A professora diz que a internet pode ser um ótimo caminho para pesquisar atividades que promovam aprendizagem de novas situações, equilíbrio emocional e diversão utilizando os materiais mencionados anteriormente. Entre os pequenos, as brincadeiras com eletrônicos podem ocorrer, mas com limites. “A televisão e o celular devem ocupar apenas duas horas dessa rotina e mesmo assim distribuídas em três momentos diferentes”, explica.

ESTUDO – No caso das crianças maiores e adolescentes, Marly destaca a importância de se estabelecer uma agenda para que os jovens tenham momentos de lazer, de estudo, de atividades físicas e de convivência com a família. Na hipótese da escola ter adotado o ensino à distância, a professora diz que é importante o diálogo entre a família e a escola neste momento de adaptação. “As dificuldades podem ser dirimidas a partir de conversa com a equipe técnica e pedagógica da escola”, explana.

Internet, televisão e games podem ser aliados para desenvolvimento

Já nos casos em que as escolas anteciparam as férias, a recomendação da docente é para que os pais “ofereçam atividades de revisão de conteúdos já estudados, baseando-se nos livros e cadernos da escola, e estabeleçam uma agenda diária que contenha atividades escolares, lúdicas, de criatividade, de desenvolvimento físico e de conversa com os pais, pois entendo que se trata de um momento único de cumplicidade e troca de vivências”, completa.

TECNOLOGIA – Marly defende que todas as mídias podem ser aliadas do aprendizado, do lazer e da criatividade desde que sejam compatíveis com a faixa etária. Entretanto, a pedagoga destaca que é importante haver limites e controle das atividades. “Cuidados devem ser considerados: verificar se o que está sendo visto ou jogado não conflita com os valores praticados na família; os horários destinados à internet, televisão, celular e vídeo game devem consumir no máximo três horas por dia; e pode-se estabelecer que uma hora deve ser destinada a novas informações, desafios e jogos de criatividade e lógica. Assim os jovens são desafiados, criam soluções e se organizam física e mentalmente”, finaliza.