EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – UNISANTOS recebe mais 27 estudantes do ensino médio para a Iniciação Científica

Recepção aos estudantes do ensino médio

Mais 27 estudantes do ensino médio, das escolas públicas e particulares da Região Metropolitana da Baixada, foram recebidos na UNISANTOS, ontem (12), para a Iniciação Científica, que integra o Programa de Educação Científica da instituição. Durante 1 ano, eles desenvolverão projetos de pesquisa, orientados por docentes-pesquisadores, e participarão de seminários e eventos científicos organizados pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas.

Representantes do Comitê de Iniciação Científica, responsável pelo desenvolvimento do programa, os professores doutores Maurício Marques Pinto da Silva e Graziela Pigatto Bohn deram as boas-vindas aos estudantes e informaram a dinâmica de trabalho. Na sequência, os estudantes tiveram uma oficina sobre CURRÍCULO LATTES  e criaram os seus perfis na plataforma mantida pelo CNPq, que reúne dados e a trajetória acadêmica de professores, estudantes, pesquisadores e cientistas brasileiros.

Oficina de currículo lattes

A nova turma é formada por estudantes das seguintes escolas: ETEC Dra. Ruth Cardoso, Escola Municipal 1º de Maio, Colégio Presidente Kennedy, Colégio Objetivo, Liceu Santista, ETEC Aristóteles Ferreira, Colégio Passionista Santa Maria, Escola Estadual Martim Afonso, Escola Estadual Prof. Leopoldo José de Sant’anna e Universitas.

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – O Programa de Educação Científica para o Ensino Médio da UNISANTOS é destinado a estudantes do Ensino Médio e Ensino Técnico provenientes de escolas conveniadas à UNISANTOS, com a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos, despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais, mediante participação em atividades de educação científica, tecnológica ou artístico-cultural.

A Iniciação Científica foi criada em 2011 e é reconhecida como programa oficial pelo CNPq, desde 2012. Tem como objetivo despertar a vocação científica em estudantes do Ensino Médio e Técnico, mediante o desenvolvimento de trabalhos temáticos específicos em várias áreas do conhecimento.