EDUCAÇÃO CIENTIFICA – Mais de 300 estudantes do ensino médio são recebidos para diferentes programas

Estudantes de Iniciação Científica irão desenvolver quase 100 projetos de pesquisa

Mais de 300 estudantes das escolas da Região Metropolitana da Baixada Santista conveniadas com a UNISANTOS foram recebidos, nos dias 13, 14, 17 e 19 para atividades de iniciação científica, expedição científica, expresso científico e o Modelo das Nações Unidas (MONU). Eles, que foram recebidos por docentes e pesquisadores, fazem parte das novas turmas do Programa de Educação Científica para o Ensino Médio que conta com a parceria do CNPq.

Inédito na região neste formato e abrangência, o Programa de Educação Científica para o Ensino Médio da UNISANTOS é destinado a estudantes do ensino médio e técnico das escolas conveniadas. O objetivo é formar cidadãos plenos, conscientes e participativos, despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais.

Turma da Expedição Científica participa de diferentes oficinas

EXPECTATIVA – Da Escola Estadual Canadá, Liriane Vitória Santana chegou ansiosa para desenvolver o projeto de iniciação científica e disse que poucos jovens têm essa oportunidade. Ela pretende cursar Direito. Para Isabella Guimero de Araújo, do colégio Stella Maris, a expectativa também é grande, pois ela vai desenvolver um projeto na área de Relações Internacionais e tenha certeza que este será o seu curso. “Eu realmente estou com muita expectativa porque é um tema que eu gosto muito”, enfatiza.

Estudantes do Expresso Científica se reúnem aos sábados em diferentes atividades

Josefa Cristina Abreu Lacerda, mãe da estudante da Escola Estadual Prof. Primo Ferreira, Larissa Abreu Lacerda, disse que está feliz pela filha, pois é a primeira vez que ela participa da Expedição Científica, o que vai contribuir para a sua escolha profissional. Para Bruno Gobato Simões, do Colégio Universitas, o programa já está contribuindo para a decisão futura. “Esse programa já está me ajudando a reconhecer a área que eu quero”.

Parte do grupo que se prepara no Modelo das Nações Unidas

EXPRESSO CIENTÍFICO – Da ETEC de Peruíbe, Alexandre Vieira dos Santos Júnior está no Expresso Científico e acredita que a experiência irá contribuir para o aprendizado e para a decisão sobre qual carreira irá seguir.  Da ETC Adolpho Berezin, de Mongaguá, Gabrielly Pinheiro dos Santos disse que o programa é dinâmico e as oficinas em diferentes áreas irão ajudar para a escolha do futuro profissional.

MONU – Da Escola Estadual Martim Afonso, de São Vicente, Mikaella Ramos Malaquias contou que participar das atividades do Modelo das Nações Unidas (MONU) será importante para o aprendizado. Está empolgada com a oportunidade, pois pretende cursar Relações Internacionais. Estudante do Colégio Presidente Kennedy, João Victor de Souza Bageto quer entender as relações internacionais, compreender as regras e discussões sobre os temas internacionais. “Eu estava na aula de História e a minha professora comentou sobre o projeto e eu me interessei porque é um programa bem dinâmico”, destacou.