EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – Oficina de abertura do Expresso Científica promove uma viagem ao espaço

Estudantes foram recebidos por docentes da Universidade

Com uma oficina sobre mapeamento da superfície terrestre e sistemas de informações geográficas, teve início no dia 12 de setembro o Expresso Científico, voltado para os estudantes das escolas de ensino médio conveniadas com a UNISANTOS. O objetivo é proporcionar atividades experimentais e oficinas para contribuir com a formação dos futuros universitários.

Mestre em educação e doutorando em engenharia, o pesquisador Jhonnes Alberto Vaz foi o responsável pela oficina que possibilitou aos estudantes utilizar programas que explorassem informações de áreas e imagens de satélite por meio do Google Earth, um programa que apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre.  “Nós, como seres humanos, sempre tivemos a necessidade e muitas vezes a curiosidade de entender como é o espaço que a gente vive, compreender quais são as relações que a gente tem com esse espaço”, disse o professor.

Google Earth foi uma das ferramentas apresentadas

Larissa Rocha de Moraes, da ETEC Adolpho Berezin, de Mongaguá, diz que suas expectativas são altas, pois está realizando o sonho de participar do Programa de Educação Científica da UNISANTOS. Ela ressaltou que curtiu muito o primeiro dia de atividades e já espera que os demais sejam “igualmente sensacionais”.