EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – Vivência e prática marcam a abertura do Programa Expresso Científico para estudantes do ensino médio e técnico de escolas conveniadas

“DNA: extração e aplicações biotecnológicas para análise de água”
“Conjuntura Internacional: um mundo em transformação”

Vivenciar o ambiente universitário desenvolvendo atividades práticas de diferentes áreas. Esse é o objetivo de mais de 90 estudantes de ensino médio e técnico, de escolas da Região Metropolitana da Baixada Santista conveniadas com a UNISANTOS por meio do Programa de Educação Científica. Eles estiveram no Campus Dom Idílio José Soares, no último dia 9, e receberam as boas vindas de docentes e pesquisadores que fazem parte do Comitê de Iniciação Científica (COIC), ligado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), além de participarem das primeiras oficinas do Expresso Científico.

Estudantes receberam boas vindas de docentes e pesquisadores

As oficinas iniciais foram “DNA: extração e aplicações biotecnológicas para análise de água” e “Conjuntura Internacional: um mundo em transformação”. Ministrada pela professora doutora Adriana Florentino de Souza, diretora do Ipeci, a oficina de extração de DNA, que teve apoio do Observatório da Água da UNISANTOS, projeto financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS), possibilitou que os estudantes aprendessem como é todo o processo de extração de DNA. Já na oficina de Relações Internacionais, ministrada pelo professor doutor Daniel Rei Coronato, do curso de Relações Internacionais, os jovens debateram o cenário diplomático e econômico atual, com o conflito entre Rússia e Ucrânia em andamento.

Rebeca RodrigueS

OPORTUNIDADE – Para Rebeca Arenciano Rodrigues, da Escola Estadual Marquês de São Vicente, a dinâmica do Programa motiva os estudantes a participar. “Achei incrível, pois é interativo. A gente não fica parado”, explicou. Ela ainda acrescenta que o Expresso é uma oportunidade única, pois oferece novos conhecimentos. “Acho que a experiência soma para a vida”, afirmou.

João Paixão

Interessado pelas áreas de arquitetura e biologia, João Gabriel Santana Paixão, da ETEC de Cubatão, revelou que essa foi sua primeira experiência em uma universidade e que adorou a interação com os docentes e demais estudantes. “Os experimentos que estamos podendo realizar é um complemento e pode nos beneficiar para o futuro e nos ensinar coisas novas”, definiu.

Ryan Rodrigues

DECISÃO – Ryan de Sousa Ramires, da ETEC de Praia Grande, decidiu participar do Expresso Científico pensando na experiência, uma vez que gosta de vivenciar novidades. Interessado pela área de engenharia, Ryan pensa que as atividades na UNISANTOS podem apresentar novas possibilidades e contribuir na definição de seus planos para o futuro. “Acredito que com as atividades práticas eu possa ver a área que mais me desperta interesse e isso pode ajudar bastante na decisão”, argumentou.

Júlio Rodrigues

“Superou minhas expectativas. Não imaginava que teríamos atividades tão práticas”. Essa foi a definição da estudante Júlia Lisboa Ribeiro, da ETEC Adolpho Berezin, de Mongaguá, para o primeiro dia de oficinas. Ela pretende cursar Direito e veio para o Expresso visando adquirir novos conhecimentos e também conhecer o Campus onde deseja estudar no próximo ano. “Pensei que seria a oportunidade de um conhecimento maior, um auxílio no ensino, e que ia me preparar para o ano que vem”, comentou.

Isabela Pinello

EXPERIÊNCIA – Isabella Cardoso Pinello, da Escola Estadual Antonio Ablas Filho, está tendo sua segunda experiência com a UNISANTOS. Ela já participou do Modelo das Nações Unidas (MONU), realizado on-line e aprovou a experiência, o que a estimulou a participar do Expresso. “Estava muito curiosa para entrar em uma Universidade, saber como é o professor de uma faculdade, e a questão de vivência de laboratório”, revelou.