EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – Expedições pelo mundo do conhecimento atraem estudante do ensino médio das escolas conveniadas com a UNISANTOS

Eles chegaram com foco e muita vontade de aprender. Querem novos conhecimentos e experiências para encontrar o caminho rumo ao futuro profissional. Do 3º ano do ensino médio das escolas conveniadas com a UniSantos, mais de 200 estudantes estão na Expedição Científica e no Expresso Científico, que integram o Programa de Educação Científica, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci). As atividades proporcionam uma expedição pelas diferentes áreas do conhecimento em laboratórios e espaços diferenciados, com uma infraestrutura de última geração.

Thiago Carvalho
Stephanie Martins

“Eu tive várias influências de amigos que falaram que já tinham vindo e que era muito legal.  A expedição vai ajudar a escolher o meu caminho. Não só o meu, mas de todos os indecisos”, disse o estudante do Liceu Santista, Thiago Carvalho, que está na Expedição Científica. Esse sentimento também e partilhado pela estudante da ETEC Adolpho Berezin, de Mongaguá, Stephanie Martins, que participa do Expresso Científico. Ela está curtindo a experiência e destaca a importância da iniciativa da UNISANTOS. “Esse projeto vai me ajudar muito a perceber se tenho interesse em muitas áreas. Ele acaba ajudando a gente a escolher uma carreira profissional”.

Laura Santos
Luiz Augusto

Para a estudante da E.E. Raquel de Castro, de Guarujá, Laura da Silva Santos, a experiência também é muito interessante porque vai ajuda-la na escolha profissional. “Aprendi muito. Adorei o convênio com a Universidade. Minha escola também está muito animada com tudo isso”, disse. Da E.E. Alzira Lichti, o estudante Luiz Augusto Amorim Agra falou que participar de diferentes oficinas é emocionante e é a melhor maneira de investir na educação, pois contribui muito para a escolha da futura profissão.

Lucas Martins
Caio Nascimento

Da E.E. Prof. Ary de Oliveira Garcia, o estudante Lucas Victor Martins disse que decidiu fazer a expedição científica para conhecer as diferentes áreas do conhecimento. Assim como ele, que já imaginava uma área específica, Caio Marcelino do Nascimento, da ETC Aristóteles Ferreira, está surpreso pela quantidade de áreas que está conhecendo, tanto que já está repensando as suas escolhas para o futuro profissional. “Estou achando muito bom, está ampliando muito a minha visão. Eu me interessei bastante pela área da Biologia”.