EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – Estudantes do ensino médio participam do encerramento do Expedição Científica

Estudantes durante o encerramento do Expedição Científica

De escolas de ensino médio da Região Metropolitana da Baixada Santista, eles vivenciaram experiências em diferentes áreas do conhecimento. Foram mais de 30 horas de aprendizado nas oficinas do Expedição Científica, que integra o Programa de Educação Científica da UNISANTOS. Em laboratórios altamente equipados, desde o dia 23 de março eles foram protagonistas de atividades ligadas as áreas de arquitetura, relações internacionais, direito, comunicação, enfermagem, farmácia, química e engenharias, entre outras.

Oficina de maquetes no Laboratório de Modelos

No último dia 11, encerramento do programa, foram realizadas oficinas nas áreas de enfermagem e arquitetura. Sob a coordenação do Comitê de Iniciação Científica, ligado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), participaram dessa edição estudantes das seguintes escolas: Liceu Santista, Escolas Estadual Martim Afonso, ETEC Ruth Cardoso, Colégio Presidente Kennedy, Escola Estadual Olga Cury, Escola Estadual dr. Reynaldo Küntz Busch, Escola Verde que te Quero Verde, Colégio Passionista São Gabriel, Colégio Stella Maris, Escola Estadual Prof. Ary de Oliveira Garcia, Colégio COC – Novomundo.

Gabriel  Saitta, primeiro à esquerda, durante a oficina de podcast

EXPERIÊNCIA – Gabriel Tavares Saitta, do COC Novomundo, disse que a sua experiência no Expedição Científica foi muito positiva. Ele curtiu bastante participar da oficina de podcast, pois além aprender como é feito um programa, ele conheceu o estúdio de rádio. “Eu achei muito interessante porque trabalhamos com um tema e em grupo, tivemos que planejar e improvisar também. Agradeço toda a galera da Universidade Católica de Santos.

Ana Beatriz, primeira à esquerda, na oficina de maquetes

A estudante Ana Beatriz Igari, do Liceu Santista, afirma que a experiência de ter participado das oficinas foi muito proveitosa e que gostou da oportunidade de conhecer as diversas áreas apresentadas.  A área de Arquitetura foi a que mais chamou a sua atenção. “Realmente sentirei falta de vir para as oficinas. Os espaços são ótimos, a sala de Arquitetura utilizada na oficina é muito bem planejada e equipada”.

Leandro dos Santos
Júlia Helena Lima

INTERAÇÃO – Júlia Helena Afonso de Lima, do Colégio Passionista São Gabriel, curtiu as oficinas e contou que já tem pretensão de seguir na área de Enfermagem. “Achei bem interessante a experiência. As oficinas foram legais e interativas”.

O estudante Leandro Jeronimo dos Santos, do Liceu Santista, adorou a experiência das oficinas. “Eu achei muito divertido, gostei bastante, tudo bem variado”. Segundo ele, o programa trouxe novos olhares para os estudantes do ensino médio, mostrando a pluralidade de opções que a instituição oferece.