MONU – Estudantes das escolas conveniadas com a UNISANTOS irão discutir a guerra na Ucrânia, em mais uma edição do Modelo de Simulação das Nações Unidas

Estudantes conheceram detalhes no primeiro encontro

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia será objeto de estudo dos estudantes do 3º ano do ensino médio que participam do Modelo de Simulação das Nações Unidas (MONU), atividade do Programa de Educação Científica da UNISANTOS. Ontem (21), foi realizada a abertura do programa que consiste em 10 encontros preparatórios que envolvem estudos sobre direitos humanos a partir de aspectos relacionados à política, à economia, à cultura e às relações internacionais. Ao final, eles realizam a simulação de uma Assembleia Geral da ONU.

Coordenador do Comitê de Iniciação Científica, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), o professor doutor Maurício Marques Pinto da Silva deu as boas-vindas aos estudantes do ensino médio e do curso de Relações Internacionais da UNISANTOS que irão atuar do programa. “Vocês estão construindo a trajetória curricular e por estarem abraçando essa oportunidade, já são alunos diferenciados”.

Estudantes são orientados pelos professores da UNISANTOS

O MONU é desenvolvido pelos professores doutores Natalia Noschese Fingermann e Daniel Rei Coronato, do curso de Relações Internacionais, e pela professora mestre Melissa Mendes Caputo Vicente, do curso de História. Sobre a temática, o professor Daniel ressaltou que a guerra entre a Ucrânia e a Rússia trata-se de um conflito diferente dos demais que já ocorreram. “Esta guerra trouxe diversos posicionamentos ao redor do mundo, o que levou a mais de três mil sanções contra a Rússia e com certeza pode gerar um dos maiores fluxos de refugiados europeus”. Não existe lado bom ou mau, mas sim interesses que às vezes entram em conflito”, destacou.

ESCOLAS – Nesta edição, participam estudantes das seguintes escolas: ETEC Ruth Cardoso, ETEC Aristóteles Ferreira, Escola Verde que te Quero Verde, Escola Estadual Olga Cury, Escola Estadual Primo Ferreira, Escola Estadual Martim Afonso, Escola Estadual prof. Ary de Oliveira Garcia, Colégio COC Novomundo, Colégio Presidente Kennedy, Colégio Universitas, Colégio Stella Maris, Colégio Objetivo Conselheiro e Liceu Santista.

Gabriel Dias

CONHECIMENTO – Da ETEC Aristóteles Ferreira, Gabriel Santana Dias disse que já participou do programa Expedição Científica da UNISANTOS. Como surgiu agora a possibilidade do MONU, não pensou duas vezes e se inscreveu para adquirir novos conhecimentos. O programa também foi um atrativo para conhecer melhor a Universidade e toda a sua infraestrutura.

Matheus Ramos

Com o objetivo de cursar Relações Internacionais, Matheus Vitório Ramos, do Colégio COC Novomundo, espera que o MONU possa proporcionar muito conhecimento, pois será um incentivo ainda maior para cursar Relações Internacionais, área de seu interesse.

Marcus Wada

MOTIVAÇÃO – Depois de participar da edição do ano passado do MONU, Marcus Chen I Wada decidiu que esta seria mais uma oportunidade. “Conheci a embaixadora Irene Gala (subchefe do Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo) durante uma palestra no ano passado, o que me motivou bastante para continuar. Espero muito mais debate e aprendizado. A expectativa é alta”.

Luiz Felipe de Queiroz
Ana Clara Gomes

Estudante do Programa de Iniciação Científica da UNISANTOS, Luiz Felipe Almeida Nunes de Queiroz, da ETEC doutora Ruth Cardoso, ficou motivado em participar do MONU. Ele acredita que esse será mais um diferencial para a formação do seu currículo, pois pretende cursar Relações Internacionais. Da mesma escola, Ana Clara Correia Gomes foi incentivada pela professora de História para participar do programa. Como pretende cursar História, ela acredita que o MONU será um grande diferencial na aprendizagem.

Isabela Campos

Para a estudante do Colégio Stella Maris, Isabela Campos, o MONU é uma oportunidade única para o aprendizado e um caminho para a diplomacia, área profissional que ela sonha atuar. “Eu também não tenho muita habilidade em debates, então acho que aqui será um bom lugar para praticar. Creio que isso será algo a mais que terei no meu currículo”.