Editora Universitária Leopoldianum lança a obra Elementos de Matemática 4

Elementos-de-Matemática-4Constituir um programa de leituras sobre temas importantes para estudantes de Matemática e áreas afins. Este é o objetivo da série “Elementos de Matemática”, que chega ao seu quarto volume com o selo da Editora Universitária Leopoldianum. Fruto da linha de pesquisa Educação Matemática – Geometria e Aplicações, do curso de Matemática da Universidade Católica de Santos, o livro Elementos de Matemática 4 – Matemática do Espaço-Tempo: A Teoria da Relatividade, de autoria do professor Antônio Tadeu Frutuoso Amado, apresenta a mais importante aplicação das chamadas geometrias autoconsistentes, a Geometria não Euclidiana.

O autor ressalta que a obra não é um tratado sobre a “Matemática da Teoria da Relatividade”, mas o seu próprio encontro com a Teoria da Relatividade desde a juventude. Sobre a aplicação da Geometria não Euclidiana, destaca: “Essa aplicação tem importância única na construção da geometria do espaço-tempo, pois a Geometria não Euclidiana modela na física teórica do século XX o tema para iniciarmos uma discussão: a Teoria da Relatividade”.

Físico, pesquisador colaborador do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) e coordenador técnico dos laboratórios de Engenharia e Ciências Exatas, o professor Antônio Tadeu diz que a escolha do tema foi importante também pelo fato das Diretrizes Curriculares para os cursos de bacharelado e licenciatura em Matemática, estabelecidas em 2003, considerarem a necessidade do conhecimento da Física Geral, além das noções de Física Moderna na formação de matemáticos.

Mais informações e aquisição da obra, acesse  http://www.unisantos.br/edul.