Em debates, deputados assumem compromisso de encontros com a população

debate-federais
Deputados federais durante debate na segunda-feira (10)
debate-estaduais
Deputados estaduais durante o debate na terça-feira (11)

Os deputados federais Beto Mansur, Marcelo Squassoni e João Paulo Papa, e os deputados estaduais, Caio França, Cássio Navarro e Paulo Corrêa Júnior, assumiram o compromisso de ouvir a população e prestar contas dos mandatos, periodicamente, em eventos como os que ocorreram, nos últimos dias 10 e 11, no Campus Dom Idílio José Soares. Os debates com os deputados eleitos da região reuniram mais de 300 pessoas, nos dois encontros promovidos pela UNISANTOS, Associação Comercial de Santos, A Tribuna e Fórum da Cidadania.

Com a presença de autoridades das câmaras municipais da região, de representantes de entidades da sociedade civil da Baixada Santista, alunos da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, universitários e professores, os debates abordaram questões polêmicas, como: reforma política, orçamento participativo e redução da maioridade penal, além de questões relacionadas à educação, mobilidade urbana, saúde, segurança pública e a crise hídrica no Estado de São Paulo.

debate-abertura
Reitor dá as boas-vindas
debate-plateia
Público participa com perguntas

Os debates foram divididos em três blocos e tiveram duração média de 2 horas e meia. O primeiro momento foi destinado a saudação inicial dos representantes políticos da Baixada Santista e a apresentação de suas propostas. No segundo bloco, eles responderam às perguntas elaboradas pelas instituições organizadoras do evento. Já no terceiro, os representantes do legislativo tiveram a palavra para elucidar questões apresentadas pela plateia.

Na segunda-feira (10), o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, saudou os presentes e deu as boas-vindas em nome da Universidade. Representando o Fórum da Cidadania de Santos, o sociólogo Célio Nori falou sobre a importância do evento, assim como a editora-chefe do jornal A Tribuna, a jornalista Arminda Augusto.  Na segunda noite a pró-reitora de Graduação, professora mestre Roseane Marques da Graça Lopes, fez a saudação inicial e a pró-reitora Administrativa, professora mestre Mariângela Mendes Lomba Pinho encerrou o evento. Nos dois dias a mediação foi feito pelo jornalista e diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Márcio Calves.