DOUTORADO – Pesquisador apresenta estudo em seminário internacional na Universidade Complutense de Madrid

Estudantes da UNISANTOS que estavam no Brasil participaram de forma remota

Estudante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNISANTOS, o doutorando Lucas Henrique Silva Gonçalves participou, no dia 28 de abril, do Seminário Internacional Experiencias pioneiras em educación com perspectiva internacional y de género. Realizado na Universidade Complutense de Madri, na Espanha, ele apresentou a pesquisa “Experiencias Innovadoras em la Educación de las Mujeres em Brasil”.

Durante a apresentação, Lucas Gonçalves contou um pouco mais sobre a história do Colégio Stella Maris, de Santos, que é o objeto de estudo do seu projeto de pesquisa intitulado “O Ensino Vocacional do Colégio Stella Maris: uma experiência cristã (1968-1975)”. O evento também contou, de forma remota, com a participação de outros estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, que integram o grupo de pesquisa LIAME – Laboratório de Informação, Arquivo e Memória da Escola.

PESQUISA – Aprovado para o Doutorado Sanduíche, como bolsista da Capes/MEC na Universidad de Valladolid, que possui o maior centro de documentação em cultura escolar da Europa, o pesquisador está há seis meses na Espanha. Lá ele vem desenvolvendo o estudo “O ensino vocacional brasileiro: um estudo comparado”, que se refere a uma experiência pedagógica vivida em uma série de escolas no Estado de São Paulo, ao longo das décadas de 1960 e 1970.

No país ibérico, ele conta com a orientação do professor doutor Agustín Escolano Benito, catedrático da Universidade de Valladolid e presidente do Centro Internacional de La Cultura Escolar.