Doutor em Microeletrônica, Luiz Carlos Moreira realiza pós-doutorado no Canadá

Doutor em Microeletr&ocirc,nica e pesquisador na área de circuitos integrados, o professor Luiz Carlos Moreira, do curso de Engenharia Elétrica da UNISANTOS, viajou, neste domingo (4), para  Kingston, no Canadá. Ele fará parte da equipe de especialistas da Queen&acute,s University, durante um ano, com o objetivo de concluir o seu projeto de pós-doutorado.

 

A convite do pesquisador Carlos Saavedra, o professor irá integrar o Grupo de Circuitos Integrados no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da universidade, aprofundando os estudos relacionados à pesquisa intitulada Projeto de implementação e caracterização de circuito transmissor Phased-Array para sistemas UWB (Ultra Wide Band) em tecnologia CMOS – (Complementary Metal Oxide Semiconductor).

 

Inicialmente desenvolvido no Laboratório de Projetos de Circuitos Integrados e Analógicos e Digitais da UNISANTOS, em parceria com a USP, o trabalho será classificado em três projetos de transmissão: gerador de sinais, atenuador de sinais e a soma dos dois, exigindo dedicação e estudos mais aprofundados. O objetivo é desenvolver aplicações de radar sem a necessidade do giro mecânico, tendo as fases controladas eletronicamente.

 

O professor pretende dedicar aproximadamente 18 horas por dia aos estudos e manter a produção científica com a publicação de artigos em periódicos internacionais especializados. Segundo ele, o trabalho desperta o interesse de pesquisadores no mundo todo. No Brasil, o projeto pode interessar às empresas que atuam na área de transporte, por meio de parcerias entre universidades brasileiras e estrangeiras.

 

Para o professor, as diversas pesquisas desenvolvidas junto aos alunos da Católica na área de UWB podem contribuir com o aprimoramento dos trabalhos do grupo de pesquisadores da Queen&acute,s University, além de estimular a formação de novos profissionais no Brasil. 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!