Docentes de Arquitetura apresentam trabalho em congresso de Direito Urbanístico

observatório - logo cópiaO trabalho intitulado “Taus Ilha Diana: em defesa da regularização fundiária de uma comunidade caiçara em Santos, SP”, desenvolvido pelas docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, a professora doutora Mônica Antônia Viana e a professora Lenimar Gonçalves Rios, foi aprovado na modalidade de resumo expandido para o IX Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico”, que acontece entre os dias 4 e 6 de outubro, em Florianópolis.

Elaborado no Observatório Socioespacial da Baixada Santista, fruto de parceria entre o Instituto Pólis e o curso de Arquitetura e Urbanismo, o trabalho está inserido no Grupo Temático de “Regularização fundiária e urbanização de favelas e assentamentos precários” e será apresentado em forma de exposição oral. A pesquisa também tem autoria do professor doutor Ronaldo José Torres, que é membro do Departamento de Ciências do Mar, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Congresso- Realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico e tendo como tema central o “Direito Urbanístico em tempos de crise: avanços e retrocessos na efetivação do direito à Cidade”, o evento deste ano conta com 107 trabalhos que estão divididos em 9 grupos temáticos.

OBSERVATÓRIO–  O Observatório Socioespacial da Baixada Santista tem como objetivo principal o desenvolvimento de trabalhos nas cidades, e locais afastados como a Ilha Diana, onde o grupo vem realizando pesquisas. Sob a coordenação da professora doutora Mônica Antonia Viana, o Observatório é constituído por pesquisadores e docentes da Universidade que auxiliam os alunos voluntários durante as atividades.