Docente da UNISANTOS realiza pesquisas de campo sobre intercâmbio acadêmico em Portugal e Moçambique

Docente dos cursos de Jornalismo, Enfermagem, Nutrição, Pedagogia e Relações Internacionais da UNISANTOS, a professora doutora Benalva da Silva Vitorio realiza, entre os dias 18 de novembro e 1 de dezembro, trabalho de campo referente à pesquisa “Intercâmbio acadêmico na CPLP: Brasil, Portugal e Moçambique”, em Lisboa e Maputo.

Desenvolvida pelo grupo de pesquisa Comunicação e Cidadania, do qual a docente é líder, a investigação sobre o intercâmbio acadêmico nos países de língua portuguesa entra em mais uma fase do trabalho de campo, que será desenvolvido pela professora Benalva Vitório, entre os dias 18 e 25 de novembro, junto à Universidade Católica Portuguesa e à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa. Entre os dias  26 de novembro e 1 de dezembro, será realizada  na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, capital de Moçambique.

Congressos- Além de desenvolver parte dos estudos da sua pesquisa, a professora também participará do XIII Congresso Internacional de Comunicação dos Países de Língua Portuguesa (LUSOCOM), na Universidade Eduardo Mondlane. Ela apresentará o artigo “Intercâmbio acadêmico: perspectivas para o desenvolvimento do espaço lusófono”. Também participará do “Congresso Internacional Cultura e Turismo: desenvolvimento nacional, promoção da paz e aproximação entre nações”, que será realizado na Universidade Politécnica de Maputo. Neste evento, estará ao lado do Jornalista formado pela UNISANTOS e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cidadania, o professor doutor José Gabriel Andrade, da Universidade Católica Portuguesa e Universidade do Minho, e apresentará o artigo, “Festa Religiosa em dois contextos: Brasil e Portugal”, fruto de pesquisa nos dois países.

A professora doutora Benalva Vitorio é autora da obra “Imigrantes Brasileiros e a crise em Portugal”, publicado pela Editora Universitária Leopoldianum, e também coordena o Curso de Extensão para a Terceira Idade da UNISANTOS.