Docente da UNISANTOS ministra aula para estudantes de psicologia da Universidade Fernando Pessoa, em Portugal

Thalita Lacerda Nobre

Docente do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da UNISANTOS, a professora doutora Thalita Lacerda Nobre esteve na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, em Portugal, no dia 16 de janeiro, onde ministrou aula para os estudantes de Psicologia da instituição portuguesa.

A oportunidade para esse intercâmbio surgiu por conta do convênio que as instituições mantêm. A professora doutora Rute Meneses, que ministra a disciplina Psicologia e Saúde e coordena o curso na instituição portuguesa, convidou a professora Thalita para apresentar algumas características sociais brasileiras e do Sistema Único de Saúde (SUS), além de falar das práticas da Clínica de Psicologia da UNISANTOS, que presta atendimento à população da Baixada Santista.

Professora com estudantes e docentes da universidade portuguesa

A professora explicou que a formação do psicólogo em Portugal é mais voltada para a área da educação ou psicólogo clínico particular, o que fez com que os estudantes portugueses se interessassem bastante pelos serviços de atendimento à população. “Quando eu disse que existiam diversas abordagens da psicologia, com várias faixas etárias, e os encaminhamentos que conseguíamos atender, eles se impressionaram ”, comentou a docente referindo-se a Clínica de Psicologia da UNISANTOS.

Neste sentido, Thalita revelou que o convênio, que prevê a possibilidade de mobilidade acadêmica de ambos os lados, irá fomentar outros projetos em parceria. “Combinamos de criar uma sistemática de encontros por Skype para começar a avançar nas pesquisas. Envolvendo grupos de pesquisa, pensamos em algumas pesquisas que alunos estão desenvolvendo nas instituições para irmos fazendo um comparativo”, explica.

CLÍNICA DE PSICOLOGIA – A Clínica de Psicologia é considerada referência na região pelos serviços que presta à população em geral. Os serviços oferecidos, que são ligados ao Curso de Psicologia, são de psicoterapia individual, familiar e grupal. A Clínica de Psicologia conta com psicólogos recém-formados na UNISANTOS e estudantes estagiários supervisionados semanalmente por professores psicólogos. O serviço funciona no Campus Boqueirão, na Rua Dagoberto Gasgon, nº 8. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 21h; e aos sábados, das 8h às 16h. O telefone de contato é 3205-5518.