DIREITO – Centro Acadêmico “Alexandre de Gusmão” realiza a primeira eleição com a utilização de urnas eletrônicas

Estudantes durante a votação que ocorreu no Campus Dom Idílio José Soares

Pela primeira vez, as eleições do Centro Acadêmico “Alexandre de Gusmão”, da Faculdade de Direito, ocorreram com a utilização de urnas eletrônicas, disponibilizadas pelo Cartório Eleitoral de Santos. O escrutínio, no dia 18 de outubro, representou um passo importante para os estudantes exercerem a cidadania e marcou uma nova etapa para as representações estudantis da UNISANTOS.

Com o suporte da diretora do cartório da 118ª Zona Eleitoral do Estado de São Paulo, Michelle Lapa Cotergiano Molarino, formada em Direito pela UNISANTOS, os estudantes passaram por um treinamento para atuarem como presidente, mesários e secretário, durante a votação que ocorreu das 9 às 21 horas.

Urnas eletrônicas despertam a atenção

Participaram da mesa receptora de votos e no apoio e orientação, os seguintes estudantes: Gabriel Leite de Carvalho (presidente), Alexandre Matos Muniz Matias, Maria Eduarda Mendes Babour, Júlia Alves Fabiano, Francisca Maria Paula, Michelle Alves Rodrigues, Celine de Lacerda Prado, Mariana da Cruz Zucchi, João Carlos Shin Iti, Ana Beatriz Lopes e Isabela Maia Wencesleu.

Estudante do 10º semestre, Maria Eduarda Mendes Babour relatou em vídeo publicado no Instagram do Centro Acadêmico, que foi uma satisfação poder contribuir como mesária em uma eleição justa e fiel aos resultados. Na mesma rede social, a estudante do 6º semestre, Elizabeth Vitória, contou que a experiência de votar por meio da urna eletrônica foi excelente, por ser um sistema totalmente confiável e poder exercer o seu direito como cidadã.

NOVA DIRETORIA – Com 194 votos, o partido “Frater Legis” foi o vencedor. A nova diretoria está composta, assim: Henrique Nunes Ribeiro (presidente), Bicanca Sirna Moretti Manço (vice-presidente), Karoline Mendes Vieira Fernandes (1ª secretária), Mel de Souza Oliveira (2ª secretária), Mariana de Sá Dias (1ª tesoureira) e Mariana Olivetti Huber (2º tesoureira).

O presidente Henrique Ribeiro

O presidente eleito, Henrique Ribeiro, ressaltou a importância do pleito eleitoral, destacando que enquanto estudante de Direito está em defesa da democracia e de uma votação transparente e segura, como ocorreu. “Para o grupo [vencedor] foi uma sensação muito gratificante. Estar à frente de um dos centros acadêmicos mais antigos do País é uma grande responsabilidade. Estamos muito felizes e determinados”, destacou.

Com a intenção de retomar alguns projetos e atividades como a parceria com escritórios jurídicos da Cidade, a elaboração da programação da Semana Jurídica, além de ações beneficentes, Henrique Ribeiro quer valorizar a tradição e luta dos estudantes da “Casa Amarela”.