DEVOÇÃO – Docentes, administrativos e estudantes recebem a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Desde 2017, no centenário das aparições em Fátima, UNISANTOS recebe a imagem

Com cânticos de louvor e orações, a UNISANTOS recebeu, no último dia 13, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, no Campus Dom Idílio José Soares. Trazida em carro aberto pela Guarda Municipal de Santos, foi colocada sobre um altar no hall de entrada da instituição. Dirigentes, funcionários docentes e administrativos, e estudantes participaram da acolhida preparada pela Pastoral da Universidade.

 

Comunidade acadêmica se reuniu para orações e cânticos

A programação de visitas da imagem teve início no dia 22 de abril, com previsão de passagem pelas seguintes instituições de educação católica da Diocese de Santos: Colégio Passionista Santa Maria; Colégio São José; Capela Colégio São José; Colégio Stella Maris; Capela Colégio Stella Maris; Marista Lar Feliz; e Liceu Santista. A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima foi organizada pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC – Baixada Santista).

 

Giselda e Marinete se conheceram na UNISANTOS

 

 

EMOÇÃO – A chegada da imagem foi uma surpresa para a enfermeira aposentada Marinete dos Anjos Silva, que estava na instituição para fazer a sua Declaração de Imposto de Renda.  “É maravilhoso. Ela traz paz para os jovens, um aconchego. Acho isso muito importante”.

Avó do estudante de Jornalismo, Breno Sant’ Anna de Moraes Godofredo, Giselda Maria Sant’ Anna de Moraes Salles também estava na instituição para fazer a Declaração de Imposto de Renda e ficou para a acolhida de Nossa Senhora de Fátima. Ela disse que é sempre emocionante a chegada da imagem peregrina. “Hoje em dia estamos precisando de muita fé. Eu acho espetacular. muito emocionante. Ainda mais no dia de Nossa Senhora”.

Júlia Flygare
Bernardo Reis

Frequentador da Comunidade Santuário Santo Antônio do Valongo, o estudante do 5º semestre do curso de Psicologia, Bernardo Reis da Silva e Silva, acompanhou a chegada da imagem e disse que é muito importante a UNISANTOS realizar essas atividades em datas especiais. Do mesmo curso e semestre, Júlia Flygare Lapo Santos também estava na acolhida, apesar de confessar não ser muito religiosa. “Estar aqui nesse evento é diferente do habitual. Já acompanhei outros eventos da Igreja, mas é diferente, por causa do ambiente da universidade”.

Do 9° semestre do curso de Direito, Gustavo Liberato Aguiar é morador de Praia Grande e frequenta a Capela Santa Matilde na sua cidade. “É muito legal estar aqui. A gente estuda em uma instituição católica, por isso e é importante manter essa tradição”, destacou.

Gustavo Liberato
Thainara Lima

Estudante do 7° semestre de Ciências Biológicas, Thainara Lima da Silva, acompanha a chegada da imagem há quatro anos e considera que é um momento especial. “Não é todo lugar que propõe um momento assim para gente. É uma energia muito boa, um momento de união. É uma coisa muito bonita de se ver”.

 

FILHOS – Para o coordenador do Curso de Teologia para Leigos, o professor mestre Francisco Emílio Surian, a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima em uma universidade católica é muito importante. “A gente também é filho e tem essa relação materna com Nossa Senhora. Podemos aqui nos sentir como irmãos”.

Adriana Andrino

De acordo com o docente, esse é um momento importante para sair do cotidiano de provas, estudos e fazer um momento de reflexão que serve para todos. “Essa relação de estarmos juntos em torno de uma mesma imagem que representa tantas ideias e tantos arquétipos positivos é muito importante. Esse também é um momento de oração”.

Coordenadora do Departamento de Bolsas, Adriana Severino Ferreira Andrino falou que a chegada de Nossa Senhora de Fátima significa esperança. “Nossa mãe e protetora. Ela me dá forças, me protege, como toda mãe protege o filho”, disse. Segundo ela, a correria do dia a dia nos distancia do que é mais importante. “Existe um Deus que nos protege. E Nossa Senhora, que é mãe de Deus, também é nossa mãezinha, por isso a gente tem que seguir os ensinamentos”.

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!