DESTAQUE – TCCs de estudantes de Arquitetura e Urbanismo estão entre os 40 melhores entre mais de 420 projetos nacionais e internacionais

Dois projetos desenvolvidos por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS estão entre os 40 melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de estudantes do Brasil, Portugal e Moçambique. Entre 427 propostas de estudantes de países lusófonos, os trabalhos “Margens Opostas: aproximação entre Santos e Guarujá” e “Intervenção na Ilha Diana: Fortalecimento da cultura caiçara”, desenvolvidos por Giulianna Furini e Rafael Silva Pauliquevis, respectivamente, foram selecionados pela equipe de curadoria do Arch Daily, maior portal mundial do segmento. Além de aspectos gráficos da apresentação, a avaliação selecionou propostas cuja temática foi considerada instigante e oportuna a um trabalho de conclusão de curso.

Projeto de Giulianna faz uma leitura das diversas atmosferas presentes nas margens do canal do Porto de Santos

PORTO DE SANTOS – O TCC da estudante Giulianna Furini, orientado pelo professor doutor José Maria de Macedo Filho, faz uma leitura das diversas atmosferas presentes nas margens do canal do Porto de Santos, conceituando o território como um todo para compreender questões sociais e físicas estabelecidas entre os municípios de Santos e Guarujá. Giulianna explicou que a ideia do objeto de estudo surgiu por sua proximidade com o local. “Morei por 14 anos na região onde escolhi desenvolver a pesquisa do meu TCC e certas situações existentes me geravam um anseio pela melhora do bairro”, comentou.

A essência do projeto está na reconexão das pessoas com a frente d’água portuária, mantendo a identidade que foi encontrada entre a vida caiçara, vegetação natural e o porto industrial. Dessa forma, a proposta desenvolve um parque flutuante dividido em módulos individuais que possam ser rebocados por toda a extensão das margens, com intuito de gerar um território comum de aproximação entre elas. Ela acrescenta que o projeto correlaciona aspectos de diversas disciplinas e que o resultado só foi possível devido todo o processo de formação acadêmica. “É de extrema felicidade ter o trabalho reconhecido dessa forma e também me motiva para o meu futuro profissional”, concluiu. Clique AQUI e confira o trabalho completo.

Proposta Rafael direciona estratégias para o autodesenvolvimento da comunidade caiçara da Ilha Diana

ILHA DIANA – A proposta desenvolvida por Rafael Pauliquevis, orientada pelo professor mestre Apoena Amaral e Almeida, inicia com uma investigação da cultura caiçara na Ilha Diana, fazendo uma análise territorial de seus costumes e tradições, visando compreender suas necessidades locais. Ele conta que escolheu o tema por conta das características locais, pois seu foco era estudar “uma comunidade independente, com sua cultura e características de pesca artesanal, agricultura, caça, extrativismo vegetal, artesanato e, mais recentemente, o ecoturismo”, comentou.

A intervenção proposta por Rafael direciona estratégias para o autodesenvolvimento da comunidade, prevendo a construção de um estaleiro escola para o desenvolvimento de barcas e incentivo de ampliar a arte da pesca, um restaurante típico caiçara para desenvolver o turismo da região, além de outras estruturas no setor esportivo e um viveiro para aves. Rafael também destacou a grade do curso para o resultado do projeto. “O embasamento da minha formação acadêmica está relacionado com aulas incríveis de grandes professores, e que gerou, de fato, grande influência para amadurecer e desenvolver o meu projeto”, descreveu. “É uma grande conquista pessoal e profissional para o início de minha carreira”, concluiu. Confira o projeto completo clicando AQUI.

ARCH DAILY – Destinado para reunião de notícias, ferramentas e informações do segmento da Arquitetura, o portal Arch Daily é um dos mais importantes portais do segmento no mundo. Anualmente realiza chamada de trabalhos finais de graduação e seleciona os TCCs, melhores avaliados, visando apresentar visões inspiradoras e promover o debate para todo o segmento profissional.