DESTAQUE – Formado em Direito assume o cargo de presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil e de vice-presidente do TRE de São Paulo

Silmar Fernandes durante cerimônia de posse do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil

Formado pela Faculdade de Direito da UNISANTOS, o desembargador Silmar Fernandes é mais um egresso que é destaque no Poder Judiciário. Em dias consecutivos, ele foi eleito presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil e vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

 

No dia 20 de janeiro, durante o III Encontro Virtual do Colégio de Corregedores Eleitorais, Fernandes foi nomeado, após ser eleito por aclamação, presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil pelo período de um ano. Ele agradeceu a confiança de seus pares e revelou que se candidatou ao cargo motivado em defender os interesses da Justiça Eleitoral em um ano repleto de desafios, considerando a polarização política que vivemos e os questionamentos à integridade da urna eletrônica. “Uma vez deliberado, eu serei o porta-voz de todos vocês e vou levar aonde for: STF, STJ, CNJ. Tenho disponibilidade, vontade, de buscar nosso interesse, que é o aprimoramento da Justiça Eleitoral”.

 

Já durante a primeira sessão plenária de 2022 do TRE-SP, no dia 21 de janeiro, Fernandes foi empossado como membro efetivo da Corte e eleito, também por aclamação, como vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-SP. Ele tomou posse em cerimônia virtual, transmitida no canal do TRE-SP no YouTube, e ocupará o cargo durante o biênio 2022-2023. Na oportunidade, o egresso da UNISANTOS e ressaltou que essa é a segunda vez que atua no tribunal paulista, pois de 2013 a 2016 foi juiz. “O momento agora é de assumir a nobilíssima função de vice-presidente e corregedor regional eleitoral nesta que é a maior corte eleitoral do País”, destacou.

 

CURRÍCULO – Formado em 1985 pela Faculdade de Direito da UNISANTOS, Silmar Fernandes é mestre em Direito. Tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça Estado de São Paulo (TJ-SP) em 2016, onde é membro da 9ª Câmara Criminal. No TRE-SP, atuou como juiz efetivo entre 2013 e 2016 e foi membro da Comissão Permanente de Segurança entre 2020 e 2021.

 

COMPOSIÇÃO – O novo presidente do TRE-SP é o desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia. Já no Colégio de Corregedores Eleitorais, o vice-presidente é o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos (TRE-CE).

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!