DESENVOLVIMENTO – Integrante do Condesan, UNISANTOS participa da elaboração de propostas a candidatos a prefeito de Santos

Grupos de trabalho fizeram levantamento em nove áreas

Visando incentivar a criação de políticas públicas para o desenvolvimento em diferentes áreas no município de Santos, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos (Condesan) apresentou a pré-candidatos e candidatos a prefeito, na última sexta-feira (11), um relatório com propostas que auxiliem a traçar metas e criar ações estratégicas com foco no desenvolvimento. Integrante do Conselho, a UNISANTOS foi representada na reunião pelo reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, que destacou a importância da sociedade civil organizada se manifestar de maneira estruturada.

Criado em dezembro do ano passado, o Condesan também possui representantes da Associação Comercial de Santos (ACS), da Associação Empresários Construção Civil da Baixada Santista (Assecob), do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes), além de empresários, líderes comunitários e representantes de universidades, da Prefeitura e do setor produtivo.

O reitor da UNISANTOS, professor Marcos Medina, durante a apresentação do estudo

Dividindo a equipe em nove grupos de trabalho (Saúde; Educação; Planejamento Urbano; Desenvolvimento Econômico; Turismo e Eventos; Social e Segurança; e Inovação e Ambiental), o Condesan traçou um diagnóstico de planejamento para o futuro com o objetivo de apontar caminhos para investimentos de infraestrutura, desenvolvimento econômico e geração de emprego junto ao Poder Público.

Na área da educação, por exemplo, foram sugeridas ações como capacitação continuada das equipes gestoras; a ampliação da adoção de educação integral nas escolas municipais; a adoção de uma metodologia com ênfase em aulas práticas nas escolas municipais; universalizar o acesso às tecnologias de informação; entre outras. A relação completa das propostas em cada setor do Conselho pode ser encontrada na reportagem publicada no jornal A Tribuna de sábado (12). Clique aqui.