DESAFIO – Equipe “Wildcard” é a campeã da XII Maratona Santo Scuderi de Programação da UNISANTOS

Leonardo Amorim, Fabio Thomaz e Alexandre Saura foram os vencedores

Formada pelos estudantes Alexandre Saura, Fabio Thomaz e Leonardo Amorim, do 3° semestre do Curso de Ciência da Computação, a equipe “Wildcard” conquistou o título da XII Maratona Santo Scuderi de Programação da UNISANTOS. As equipes Zack & Coding e Garotos da Van ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Realizada no dia 18 de maio, a competição reuniu 84 estudantes, divididos em 28 equipes, que tinham como tarefa resolver oito exercícios na área de programação, no menor tempo possível.

O evento, além de selecionar as três equipes que representarão a UNISANTOS na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação, também serve para que os estudantes sintam e experiência de participar de um ambiente competitivo e ter a liberdade e criatividade para resolver os problemas da melhor maneira possível.

Em sua quinta participação, o egresso do curso de Ciência da Computação, Patrick Albino de Lucca, de 23 anos, foi campeão nos três anos anteriores e, nesta edição, conquistou o vice-campeonato, participando da equipe “Zack & Coding”. Por experiência, ele comenta a importância e a visibilidade que esse tipo de evento proporciona. “Quando uma empresa vê o time é uma grande diferença e chama atenção por se tratar de raciocínio rápido, capacidade de solucionar desafios e a facilidade com que você trabalha em equipe. Quem consegue ir para o campeonato nacional tem praticamente garantido um emprego em uma grande empresa de tecnologia.”

Competição, realizada no campus Dom Idílio José Soares, reuniu 84 estudantes

DESAFIOS – Da equipe vencedora, o integrante Alexandre Saura contou um pouco como foi a experiência. “Foi muito legal. Nós participamos da Maratona passada, mas ficamos em quarto lugar porque não conseguimos resolver um problema. Foi muito bom participar e ter essa oportunidade novamente.”

O também campeão Leonardo falou da surpresa da equipe.  “Nós não estávamos muito preparados, então foi até uma surpresa o nosso bom desempenho. Para as próximas fases, a gente promete se preparar e dar o nosso máximo.”

O ambiente competitivo é uma boa maneira dos alunos avaliarem o seu nível de conhecimento. Do 3º semestre, o estudante Marcelo Losso, que integrou a equipe “Vem Tranquilo”, disse que a competição é saudável.  “Eu acho muito interessante e exercita programar. Querendo ou não, a competitividade faz com que você queira melhorar e ir bem.”

Do 1º semestre, a estudante Francielle Roque da Silva, da equipe 01000011, considerou que a experiência é bem válida e positiva, pois permite testar os seus conhecimentos gerais. “É  bem interessante a Universidade oferecer esse tipo de oportunidade, porque isso faz você pensar”.