DESAFIO – Equipe formada por estudantes do 1º semestre do curso de Ciência da Computação, “Random Trio” é a vencedora da XV Maratona de Programação Santo Scuderi

Competidores antes do início da XV Maratona de Programação
Vencedores do curso de Ciência da Computação

Formada pelos estudantes do 1º semestre do curso de Ciência da Computação da UNISANTOS, Henry Mitsuo Kasai, Leonardo Wright Lima e Matheus Gois Rocha, a equipe “Random Trio” foi a grande vencedora da XV Maratona de Programação Santo Scuderi realizada, no sábado (21). Divididos em 30 equipes, a competição reuniu 90 estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade, e da FATEC de Praia Grande.

Equipe discute estratégia
O tempo foi um dos desafios

A equipe vencedora, que representará a instituição na XXVII Maratona de Programação, da Sociedade Brasileira de Computação, no mês de outubro, resolveu os oito problemas em três horas e 25 minutos. A segunda e a terceira colocação também ficaram com estudantes da UNISANTOS. O time “Não temos ideia de nome” foi formado pelos alunos Gabriel Carvalho Santana, Gabriel Ferreira Pereira e Vitor Cordeiro Paes Prieto. A equipe “Os Magrão” foi formada por Guilherme Evangelista dos Santos Fittipaldi Barros, Henrique Rinaldi Gomes Ricardo e Renato Santos Carvalho.

Avaliados pelos docentes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, os professores mestres Ciro Cirne Trindade e Thiago Ferrauche, os participantes tiveram como desafio solucionar oito problemas no menor tempo possível, utilizando as linguagens Java, C++ e Phyton, além de conhecimentos de ordenação, manipulação de strings, vetores, matrizes, álgebra, estatística, grafos e algoritmos gulosos.

Foco e estratégia durante a competição

EVENTO– Na sua XV edição, a Maratona Santo Scuderi contou com o patrocínio da ConsulData, Contele, DevMagic, Inpulso, ModalGR, PROCFIT e AGE Technology, empresa desenvolvedora da SOC (Software Integrado de Gestão Ocupacional). Além disso, a disputa possibilitou uma experiência de competição aos estudantes, fazendo com que eles tivessem liberdade e criatividade para solucionar as questões de programação sob pressão.

SANTO SCUDERI – O nome da maratona é uma homenagem ao professor mestre Santo Scuderi, que ministrava aulas nas áreas de Computação e Matemática na UNISANTOS. Ele faleceu em 2008, deixando viva a vontade de realizar uma maratona interna de programação na Universidade.