PROTAGONISTA – UNISANTOS apresenta adesão ao Programa de Combate à Desinformação do STF. Em breve, lançará observatório sobre liberdade de expressão e democracia

Docentes e estudantes do curso de Direito falaram sobre experiências no combate à desinformação

Única instituição de educação superior da Região Metropolitana da Baixada Santista a aderir ao “Programa de Combate à Desinformação no Âmbito do Supremo Tribunal Federal, a UNISANTOS apresentou, ontem (29),  as propostas de ações por conta da parceria. A iniciativa vai ao encontro de atividades que já vêm sendo realizadas pela instituição e que visam contribuir com o enfrentamento dos efeitos negativos provocados pela desinformação e pelas narrativas de ódio que afetam a imagem e a credibilidade das instituições. Em breve será lançado um observatório sobre liberdade de expressão, democracia e informação.

Durante a apresentação do Programa, as professoras doutoras Ana Paula Fuliaro e Josieni dos Santos Pereira relataram duas experiências na Faculdade de Direito que vão ao encontro aos objetivos da iniciativa do STF. A primeira foi a Simulação do Processo Legislativo sobre Fake News, que foi comentada pelas estudantes do 10º semestre, Luiza Garcez, Gionana Creta e Gabriella Egrejas. A segunda, Simulação de CPI Mista da pandemia de Covid-19, foi relatada pelas estudantes do 4º semestre Bianca Manço e Mariana de Sá Dias.

Estudantes dos cursos de Direito, Jornalismo e Publicidade e Propaganda participaram do evento

COMPREENSÃO DA REALIDADE – Docente de Direito Constitucional, a professora Josieni Pereira explicou que as simulações preconizam a experimentação prática dos conhecimentos abordados em sala de aula, com o intuito de desenvolver habilidades e competências necessárias para formação de um cidadão e profissional crítico. “As referidas habilidades, possibilitam ao estudante a melhor compreensão da realidade e enfrentamento ético das possíveis distorções que vivenciamos no mundo atual, cada vez mais digital e cercado de informações que muitas vezes não condizem com a realidade”, disse.

A professora Ana Paula Fuliaro lembrou que as atividades realizadas pelos estudantes contribuíram muito para a reflexão e vão ao encontro da preocupação com o acesso à informação. Ela lembrou de teóricos da democracia e citou Giovanni Sartori, que na obra “Homo Videns” já criticava o que seria a espetacularização da informação por meio da televisão, considerando que o debate de ideias deixaria de existir em razão do veículo de comunicação priorizar a estética em detrimento do conteúdo. “Hoje estamos em uma virada de eixo da democracia. O nosso desafio é muito maior porque a proliferação da informação por meio de inúmeros mecanismos digitais também facilita para a fraude. Diante disso, dessa gravidade, só posso dizer da minha felicidade com essa parceria. Não existe regime democrático sem segurança institucional”, destacou.

Para a estudante Luiza Garcez, a atividade foi extremamente importante para o conhecimento profissional e pessoal. Ela, que atualmente faz estágio em Cartório Eleitoral, disse que o aprendizado contribui para o seu trabalho, pois uma das questões mais discutidas é o combate à desinformação para que o pleito eleitoral possa ocorrer de forma tranquila e justa para os eleitores.

Representante do STF agradeceu a parceria da UNISANTOS

STF – Coordenadora de Imprensa do Supremo Tribunal Federal e integrante do comitê gestor do Programa de Combate à Desinformação, criado em agosto do ano passado pela suprema Corte, Gabriela Guerreiro, em vídeo, falou sobre a inciativa e agradeceu a UNISANTOS pela parceria. “Em nome do STF agradeço pela parceria da UNISANTOS. Sabemos que sozinhos não temos como fazer frente a essa enxurrada de desinformação que envolve não só o STF e que coloca em risco a democracia. O objetivo maior do programa é preservar e lutar pela democracia brasileira. “A parceria é muito importante porque nós acreditamos que somente pela educação e com a difusão maciça de conteúdo correto sobre as instituições brasileiras é que nós vamos combater esse fenômeno”, destacou.

A TRIBUNA – Representando o Grupo Tribuna, a jornalista Arminda Augusto, gerente de projetos e relações institucionais, disse que a ação da UNISANTOS é muito importante na formação dos estudantes e reforça o seu compromisso com a cidadania. Ela lembrou que a mídia tem um papel fundamental no combate à desinformação, mas precisa estar atenta a todo momento para não cair nas armadilhas por meio de Fake News. Neste sentido, falou do trabalho das agências de checagem de informação, ressaltando a sua importância para toda sociedade. Ela acredita que a educação é fundamental nesta ação de combate às notícias falsas.

Pró-reitora de graduação, a professora doutora Rosângela Ballego Campanhã lembrou que a UNISANTOS é uma instituição de pesquisa e, por isso, não está passiva aos fenômenos que ocorrem na sociedade, pois é um organismo vivo que dispõe de método científico para interpretar e agir pelo desenvolvimento da sociedade. Ao referir-se ao esclarecimento e combate à desinformação, citou a missão e a essência da Universidade, que estão sintetizadas na frase que compõe a descrição heráldica do seu brasão, “Dilatentur Spatia Veritatis”, ou seja, “ampliando o espaço da verdade”.

Confira matéria publicada pelo Jornal A Tribuna. Clique AQUI.