CURSO DE PSICOLOGIA – Teorias da Psicanálise são discutidas na série “Freud na Universidade”

Evento marcou o início das comemoração pelos 50 anos do curso de Psicologia

Dando início às comemorações pelos 50 anos de criação do curso de Psicologia da UNISANTOS, a psicanálise do grande pensador e pai desta vertente da Psicologia, Sigmund Freud foi tema de debate, no último dia 6. A série intitulado  “Freud na Universidade” chegou à 10º edição e teve como objetivo apresentar mais sobre a área e difundir a sua abordagem aos estudantes da Universidade, além de celebrar o dia de nascimento desse médico austríaco que é referência mundial.

Psicólogo Jorge Broide

Doutor em Psicologia Social, o psicólogo Jorge Broide comentou que debater sobre a psicanálise é algo importantíssimo, porque essa área trata de um saber atual e que vai além do tratamento do consultório e do trabalho individualizado. Segundo o convidado, este tipo de segmento da Psicologia é utilizado em diversas situações públicas como nas políticas de atendimento e condições sociais críticas em diferentes setores da sociedade.

RESPONSABILIDADE- De acordo com o palestrante, falar sobre Freud para os estudantes requer grande responsabilidade, porque a partir desses ensinamentos passados um novo mundo se abre para os discentes. “Falar sobre Freud desde o primeiro ano é bom, desde que essa psicanálise seja transmitida de uma forma não elitista, em que as pessoas possam ter uma compreensão aprofundada desses ensinamentos”, explicou o psicólogo.

Coordenador do Conselho Editorial da coleção Juruá Praxis Psicanalítica, da Editora Juruá, o psicanalista disse que atualmente pensamentos concebidos e fixados de que a psicanálise de Freud está ultrapassada não devem ser considerados. Na visão do pesquisador, o funcionamento do consciente e da clínica psicanalítica são as mesmas no mundo atual.

Estudantes, docentes e convidados participaram do encontro

SOCIAL- Com uma série de trabalhos voltados para população em situação de vulnerabilidade social, Jorge Broide ressaltou que pensar na psicanálise apenas como um tratamento individual é algo limitado. “Psicanalise não é algo elitista e isso era levantado por Freud. Qualquer teoria deve abrir a lata do nosso mundo e da realidade, e nossa função é ir atrás dessa luz e ajudar no quesito da sociedade”, disse o professor.

O docente da PUC São Paulo também fez questão de agradecer o convite e destacou que transmitir esse ensinamento para os jovens é sempre uma honra. “Poder transmitir esse saber para os alunos faz parte da nossa função social e de professores, e mais uma vez eu sinto que esse é o meu dever ético como docente”.

Jorge Broide autografou as suas obras

AUTÓGRAFOS- Autor da obra “Psicanálise nas situações sociais críticas. Violência, juventude e periferia: em uma abordagem grupal”, “População de Rua: pesquisa social participativa”, e “Clínica Psicanalítica na Rua”, entre outras, o psicólogo ainda autografou seus livros ao final da palestra.

Docente do curso de Psicologia e do Mestrado profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, o professor doutor Hélio Alves foi o responsável por mediar o evento que contou com estudantes de graduação e do Mestrado em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade.